fbpx
Tuvalu

Tuvalu, A Menor Nação Insular Do Mundo

Conhecer quase todos os moradores de uma pequena cidade parece se tornar um fato curioso para aqueles que nasceram e cresceram lá. Mas qual é a sensação de viver em uma nação que é do tamanho de uma cidade ou até menor que ela? Por exemplo, o Vaticano e Tuvalu estão entre as duas menores nações do mundo.

Cerca de 12.000 pessoas vivem neste país insular, formado por um grupo de nove ilhas no sul do Oceano Pacífico. Cerca de metade de sua população vive na Funati, sua capital. No entanto, à medida que o nível do mar sobe, a vida nesta nação está se tornando mais instável e imprevisível. Aqui estão cinco fatos interessantes sobre Tuvalu!

A pequena extensão territorial

Tuvalu é a quarta menor nação do mundo em área. A maior distância entre duas ilhas é de 804 quilômetros no Pacífico, porém todas as suas ilhas são apenas uma faixa isolada de terra espalhada pelo oceano.

Embora haja hidroaviões disponíveis para os residentes viajarem pela área, os barcos são a opção mais popular e são fornecidos pelo governo local. A ilha mais alta, por sua vez, fica a apenas 9,1 metros acima do nível do mar, o que é estranho. Como não há muita terra acessível para a agricultura, as pessoas devem usar técnicas de dessalinização para produzir água potável.

O desenvolvimento econômico

Tuvalu é uma nação pequena, portanto não há muitas oportunidades de emprego lá. A maioria da população são agricultores de subsistência que mantêm suas próprias roças durante todo o ano. Uma outra atividade econômica expressiva do país é a pesca.

Tuvalu

Tuvalu, portanto, importar quase tudo, incluindo alimentos, produtos secos e até gasolina. No entanto, os domínios virtuais com a extensão “.tv”, que significam Tuvalu, cresceram significativamente em popularidade desde o advento da Internet. Por exemplo, vários sites em inglês procuraram esse tipo de endereço de e-mail para suas empresas, resultando na criação de uma fonte de dinheiro muito importante para o país.

Críquete, o esporte de Tuvalu

Tuvalu apesar de ser uma pequena nação, também gosta muito de esportes. O críquete se tornou um esporte bem conhecido na área quando os britânicos declararam as ilhas um protetorado em 1892. No entanto, o futebol assumiu recentemente como o esporte preferido dos habitantes.

A nação tem uma seleção nacional que participa de competições internacionais, embora nunca tenha obtido muito sucesso. Te Ano, um esporte que mistura elementos de beisebol, críquete e até vôlei, é outra atividade popular em Tuvalu. Na verdade, o príncipe William recebeu instruções de jogo durante sua visita de 2012 a Funafuti.

Tuvalu

A cultura familiar de Tuvalu

Em Tuvalu, parece que todos se conhecem, tanto quanto nas cidades pequenas. Este não corresponde à realidade, no entanto. De qualquer forma, a cultura da região incentiva as pessoas a priorizar suas famílias. Às vezes, as famílias têm até três gerações morando no mesmo cômodo, incluindo pais, filhos e netos.

Enquanto os pais trabalham, cultivam e pescam, os avós cuidam dos bebês e crianças pequenas. Somente após discussão com os membros mais antigos de um clã são feitas as escolhas para a família.

A gestão política local

Tuvalu não é uma nação que entra em confrontos políticos por ser pequena. Além disso, não há partidos políticos lá. O governo unicameral, que consiste em um parlamento de 15 membros escolhido pelo povo a cada quatro anos, é onde todas as questões verbais são resolvidas.

Tuvalu

Então, esse grupo escolhe um primeiro-ministro e um governo. Os políticos naturalmente se unem para formar coalizões informais quando estão no cargo, mas são bastante flexíveis em todas as frentes. Além disso, esse grupo é crucial para enfrentar os atuais desafios ambientais de Tuvalu e para determinar a direção do país.
Fonte: List Verse
Imagem: Pixabay

 

Todos os Fatos