A Harley Davidson é considerada uma das marcas de moto mais respeitadas do mercado mundial. Explore e conheça a história da Harley Davidson e saiba por que essa marca é sinônimo de sucesso e o orgulho de todos os motoqueiros.
A Criação de uma Lenda
A Harley Davidson é uma empresa americana de motocicletas fundada em Milwaukee, Wisconsin, em 1903, no início do século XX. Sua aparição se deve às ações de dois jovens, William S. Harley e Arthur. Davidson que decidiram montar um motor no quadro da bicicleta para se mover mais rápido e com mais conforto em subidas e corridas. A façanha foi um enorme sucesso na época e lançou as bases para o que se tornaria uma das empresas de motocicletas mais famosas do mundo, a Harley Davidson.
Os criadores da Harley Davidson, William S. Harley e Arthur Davidson, começaram a construir motocicletas movidos por motores de combustão interna a gasolina de um cilindro. Era um motor único, 410 centímetros cúbicos, que produzia três cavalos de potência. Ele vinha com uma válvula de admissão automática e um sistema de acionamento por correia. Foi a primeira motocicleta construída pela Harley Davidson e foi apelidada de lendária Silent Grey Fellow.
O Crescimento da empresa Harley Davidson
Em 1907, os primos William e Walter Davidson ingressaram na empresa, e a marca começou a se tornar mais conhecida, aumentando sua produção para mais de cem motocicletas por ano. Nesse mesmo ano, para demonstrar a qualidade das motos construídas, Walter Davidson entrou e venceu uma prestigiada corrida comprovando a durabilidade.
Além da vitória, ele estabeleceu um novo recorde, percorrendo 300 quilômetros com menos de 5 litros de combustível, o que foi suficiente para a polícia americana começar a equipar suas frotas com motocicletas Harley Davidson. Em 1909, Bill Harley construiu o primeiro motor V-Twin de 7 cavalos de potência, e foi nessa época que nasceu o “famoso” ângulo de 45 graus, uma das principais marcas da marca.
A Simbologia da Marca
Após o término da Segunda Guerra Mundial, as famosas motos Harley Davidson conquistaram grande preferência do público, o que é suficiente para ser considerado um símbolo do sonho americano. Nesse sentido, comprar uma motocicleta Harley Davidson garantia oportunidades iguais para todos e representava o trabalho duro e a determinação de todos para alcançar seus objetivos na vida.
O lançamento do modelo Sportster (1957) foi um dos maiores sucessos da marca e teve um papel fundamental na aproximação de todos os fãs por motos e a consagração da imagem de qualidade da marca.
A Evolução Das Motos Nas Décadas Seguintes
No decorrer dos anos 70, foram realizadas mudanças na linha de montagem que possibilitaram à Harley Davidson reinventar modelos novos que revolucionaram o mercado mundial de motocicletas. Exemplos incluem a criação do Cruiser, Low Rider, Electra Glide Sport, Softail, Dyna e Fat Boy, entre outros. Essas mudanças tornaram a marca americana mais competitiva na pista e no asfalto, o que fortaleceu sua posição no mercado diante da investida e desenvolvimento da marca concorrentes a exemplo dos modelos japoneses.
Na década de 1980, 13 executivos da empresa assinaram uma carta de intenção para comprar uma participação na AMF Harley Davidson, e a aquisição foi concluída em junho daquele ano.
Em 1983, foi formado o Harley Owners Group (HOG), uma organização que patrocina corridas, organiza eventos e mantém todos os pilotos conectados. Em 1984, HOG organizou sua primeira corrida com 28 pilotos; hoje são mais de 750.000 membros.
As Motos Harley Davidson Hoje
A Harley Davidson ainda é uma das marcas de motocicletas de referência no mundo motociclístico, pois sua dirigibilidade é única e inigualável em relação a outras marcas. A marca americana está presente em todos os continentes e produz cerca de 280 mil motocicletas por ano.
Destaca-se também a diversidade de seus produtos, com mais de 28 modelos diferentes disponíveis em mais de 1.300 pontos de venda ao redor do mundo, atendendo a todos os gostos.
Fonte: motoclube
Imagens: Pixabay