Sabe-se que algumas plantas são inerentes a algumas regiões do Brasil, devido a condições climáticas e cuidados no cultivo. E com isso acabam fazendo parte do comércio e da culinária local. Mas há algumas espécies de plantas que não seguem exatamente essa regra, como por exemplo a Jabuticabeira.
Neste artigo iremos abordar algumas particularidades desta planta que provavelmente você não sabia. A Jabuticaba é uma das frutas mais populares no Brasil. A Jabuticabeira em si é uma árvore frutífera pertence à família mirtáceas e é nativa da Mata Atlântica.
Características da Jabuticabeira
Essa planta para se desenvolver precisa de um sol moderado a pleno, por isso é muito encontrada nos países tropicais. Aliás, a árvore pode chegar até 10 metros de altura e 40 centímetros de diâmetro.
As jabuticabas florescem na primavera e no verão e produz uma grande quantidade de frutos. Inclusive, eles crescem aglomerados principalmente nos troncos e em meio as folhas.
Pode-se afirmar que a Jabuticabeira é uma das árvores frutíferas mais cultivadas no nosso país, presente desde o Brasil Colônia. Além disso, há vários pomares domésticos espalhados no nosso território.
Como foi a descoberta?
Os primeiros relatos da descoberta da árvore foram descritos em 1828, no entanto a sua origem ainda é desconhecida. Sabe-se que elas são plantas nativas da América do Sul.
Fato curioso sobre a Jabuticabeira
Você sabia que a jabuticaba é usada para fazer cervejas? Aliás, elas também podem ser consumidas de diversas maneiras, como em vinhos, vinagres e sucos. Já a receita da cerveja inclui água, malte, lúpulo e bastante jabuticaba!
Outro fato curioso sobre a jabuticabeira é que as frutas se espalham pelos galhos, troncos, folhas e ainda podem produzir cerca de toneladas de frutos por ano.
Contudo, a frutificação só aparece depois de 10 a 15 anos após o plantio. Desta maneira, a colheita acontece 2 vezes por ano: de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro.
Há agricultores que para estimular o crescimento da planta de forma saudável, utilizam adubo bem curtido e calcário diretamente no pé. O adubo é para potencializar o crescimento saudável e o calcário para equilibrar a acidez do solo, sendo que este último é responsável diretamente pelo sabor da fruta.
Fonte de Vitaminas B1, B2 e B3
Os componentes nutricionais são impressionantes. São mais de 10 vitaminas presente na fruta, inclusive, ela é fonte de vitaminas B1, B2 e B3. Além disso, é rica em sais minerais, vitamina C e ferro. Características que contribuem bastante para o fortalecimento de nosso organismo, uma vez que a fruta é praticamente um polivitamínico natural.
Onde encontrar a Jabuticabeira?
Grandes plantações de jabuticabeiras são encontradas nos países da América do Sul entre os quais: Brasil, México, Bolívia, Uruguai, Argentina e Paraguai. No nosso país ela é encontrada mais facilmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
No Brasil, há uma cidade chamada Jaboticabal. Localizada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, ela possui aproximadamente 708,6 km2 de extensão. Em virtude do contexto histórico, o território da cidade envolve os distritos de Lusitânia e de Córrego Rico.
Ainda de acordo com a história, Jaboticabal vem do nome de um Bosque de Jabuticabeiras naturais do local. No entanto, o significado da palavra é de origem indígena, da língua tupi “iaouti kaua”, que traduzindo significa: fruta que alimenta o jabuti.
Outro fato interessante é que a escrita Jaboticabal, tornou-se grafia oficial através da Lei Municipal nº 421 de 20 de setembro de 1960.
Como observamos que a jabuticabeira teve uma importante contribuição para o contexto histórico e cultural em São Paulo.
Então, o que você achou de nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.