A Rússia é um país com vários atrativos turísticos, desde praias subtropicais até a famosa companhia de balé Bolshoi. O País tem muito a oferecer, uma vez que é o maior país em extensão territorial do mundo, conectando os demais países da Europa à Ásia.
Para aqueles que adoram colocar a mochila nas costas e viajar, a Rússia, possui um dos lugares mais curiosos para se visitar: a famosa Igreja de Madeira na Ilha de Kizhi.
A Igreja de Madeira na Ilha de Kizhi, está situada em um local histórico e completamente único. São duas igrejas situadas na região, a “Igreja da Transfiguração” e a “Igreja da Interação”, inclusive há uma torre do sino construída em 1862, ambos feitos de madeira.
Conhecendo a Igreja de madeira
As duas famosas igrejas de madeira da Rússia estão situadas na Ilha de Kizhi, na República da Corália, bem próximo ao lado Onega. Inclusive, toda a região sagrada é cercada por ilhas de diversos tamanhos.
As Igrejas da Transfiguração e Interação são mundialmente conhecidas pelo seu modelo de carpintaria russo peculiar. Pois, foram criadas apenas com madeira e não levaram nenhum tipo de prego em sua construção.
Por ser um local completamente santo, foi feito uma cerca para separar a região do mundo exterior. Na verdade, usaram troncos de madeira que mediam cerca 300 metros de comprimento cada.
História da Igreja da Transfiguração e Interação
Antes de tudo, é importante destacar que essa é uma região histórica do sítio da Rússia e estão presentes desde o século XVII. Há também a torre do sino, fazendo parte do monumento, com 30 metros de altura.
Quando falamos do sino, vale a pena evidenciar que o original foi destruído e a sua reconstrução aconteceu apenas no ano de 1862. Já o altar da igreja da Transfiguração foi construído em junho de 1714, tal fato ocorreu no mesmo local em que o templo anterior foi destruído por um raio.
Curiosidades sobre a Igreja de Madeira na Ilha Kizhi
Um dos fatos mais curiosos sobre a famosa Igreja de Madeira na Ilha Kizhi e que intriga muitas pessoas hoje, é a estrutura e a engenharia utilizada na construção da igreja, uma vez que ela foi completamente construída em madeira sem o uso de nenhum prego.
As incríveis abóbodas das igrejas foram construídas com lascas de madeira de pinheiros, abetos e álamos. Toda essa estrutura foi perfeitamente esculpida à mão. E tudo leva a crer que toda a estrutura das igrejas é formada por um complexo sistema de encaixe.
Não há registro histórico do responsável pelo projeto, e muito menos quanto tempo demorou para ficar pronto.
Como abordado anteriormente, o local é um sítio arqueológico, uma vez que abriga mais de 1.200 desenhos rupestres em meios as rochas da ilha datados com mais de quatro mil anos. Os desenhos retratam em grande maioria imagens de animais, figuras geométricas e seres humanos em diversos contextos.
Outro ponto é com relação à torre do sino que faz parte no monumento histórico da Rússia. Ela possui 3 salas, das quais uma abriga um local de armazenamento e as outras duas a antecâmara e escada.
Patrimônio cultural
Tanto as duas igrejas quanto a torre fazem parte do Patrimônio cultural da Unesco, desde 1990. Além disso, em 1993 as exuberantes estruturas de madeira começaram a fazer parte do “Patrimônio Cultural da Rússia”.
Percebe-se que a Igreja de Madeira na Ilha Kizhi vai muito além de um ponto histórico. Se você for a Rússia não deve deixar de incluir em seu roteiro de lugares para visitar.
Então, o que você achou de nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.