A informação de que pedras misteriosas com carga elétrica foi descoberto na República Democrática do Congo no fim de semana passado ganhou grande repercussão na internet. Nas redes sociais, o “achado” ganhou muita atenção e foi comparado a uma conhecida história em quadrinhos sobre o metal “vibranium”. A descoberta foi apelidada de “vibranium” em homenagem ao poderoso material da Marvel.
A “descoberta” de um mineral eletrificado
Um vídeo estranho que mostrava uma pedra que poderia acender uma lâmpada foi postado no Twitter no último sábado (21 de janeiro de 2023) e rapidamente chamou a atenção de muita gente. O vídeo tem mais de 36 milhões de visualizações e mais de 132.600 curtidas no site no momento da redação deste artigo.
O vídeo, que se espalhou rapidamente nas redes sociais, mostra alguns indivíduos acendendo uma pequena lâmpada enquanto seguram uma pedra de prata, aparentemente utilizando nada mais do que a carga elétrica acumulada no próprio mineral.
Logo depois, um segundo vídeo foi lançado, este demonstrando como a pedra responde ao entrar em contato com outro mineral similar. Quando suas superfícies se juntam, é possível ver faíscas saindo do que parece ser uma reação poderosa, deixando marcas na superfície da pedra e até uma luz que parece ser gerada por um calor intenso, como o de um maçarico, por exemplo.
Alguns já propuseram a ideia de que, se as gravações forem autênticas, o estranho mineral com carga elétrica possa ser explorado como fonte de energia renovável, mesmo que ainda não haja comprovação de sua veracidade. Alguns até afirmam que a “descoberta” eliminaria a necessidade de apagões planejados e racionamento de energia.
A palavra “Vibranium” ganhou popularidade online.
Os dois filmes logo ganharam popularidade no Twitter, onde os fãs instantaneamente fizeram comparações com o Vibranium fictício da Marvel, um metal potente descoberto na igualmente fictícia Wakanda. No cinema e nas histórias em quadrinhos, o país do super-herói conhecido como Pantera Negra também fica na África, como a República Democrática do Congo.
Muito antes do lançamento de Black Panther: Wakanda Forever After, o mineral fictício estreou nas páginas de quadrinhos. Desde então, tornou-se ainda mais conhecido devido a filmes da Marvel como Capitão América: Guerra Civil, Pantera Negra e outros.
O que são essas pedras realmente?
Considerando que a República Democrática do Congo está entre as nações com as maiores jazidas de minérios no mundo, o elemento em questão pode ser um dos minerais ali presentes, como coltan, cobalto, cobre, ouro e estanho.
Apesar da composição do mineral encontrado não tenha sido confirmada, materiais como o cobalto e o coltan estão entre as maiores probabilidades de serem os minerais demostrados nos vídeos.
Os elementos coltan e cobalto
O elemento químico cobalto tem o número atômico 27 e o símbolo Co na tabela periódica. É um metal cinza prateado forte que é frequentemente usado para fazer ligas de alta resistência, baterias e ímãs. Além disso, é usado na criação de catalisadores e pigmentos. O cobalto é extraído de países como a África e o Canadá e está presente em uma variedade de minerais, incluindo cobaltita e eritrita.
Nióbio e tântalo são retirados do material metálico chamado coltan. Nióbio e tântalo são usados em uma ampla gama de aplicações técnicas e industriais, incluindo a fabricação de aparelhos eletrônicos como laptops e smartphones.
Devido à exploração dos depósitos minerais do país, a República Democrática do Congo tem um histórico socioeconômico complicado. Danos ambientais e violações dos direitos humanos têm sido associados à atividade de mineração.
Fontes: Vanguard News, GhanaWeb, African News Agency, Africa Archives via Twitter, zeddbrasil