fbpx
papagaio-drácula

Papagaio-Drácula: uma ave exótica e rara

Mesmo que você seja um especialista em aves e tenha observado muitos animais impressionantes ao longo da vida, este papagaio em particular é um dos mais esplêndidos que já viu, o Papagaio-Drácula. Quando pensamos em papagaios, geralmente imaginamos uma ave predominantemente verde, vermelha ou azul. No entanto, essas são apenas as espécies de psitacídeos mais comuns no mundo, pois há muitas outras. São exatamente 393 espécies de papagaios catalogadas, algumas mais incomuns que outras.

Desde cacatuas com crista de enxofre até papagaios de asas de bronze, essas aves possuem diversas características distintivas que sempre nos impressionam com sua inteligência e beleza, é claro. Em contrapartida, o papagaio Pesquet é um pássaro distinto e extravagante que atrai a atenção de todos. O nome do Papagaio-Drácula é muito sugestivo, e isso pode ser facilmente deduzido ao observá-lo. Conheça, portanto, o papagaio mais peculiar do mundo.

Conheça o Papagaio-Drácula

O Dracula Parrot, também conhecido como papagaio Pesquet, é uma ave singular, majestosa e extremamente atraente. Seu nome se deve às penas de um vermelho carmesim que lembram a capa do famoso vampiro Conde Drácula. Essas aves são facilmente identificáveis graças à sua combinação de penas pretas e vermelhas bem vivas, que chamam a atenção à distância. Os papagaios drácula possuem caudas curtas e podem atingir até 50 cm de comprimento, pesando entre 680 e 800 gramas.

papagaio-drácula

Tanto os machos quanto as fêmeas são praticamente idênticos, exceto por um detalhe exclusivo do sexo masculino: pontos vermelhos atrás das orelhas. Além da aparência distinta, esses papagaios diferem dos outros em vários aspectos. Ao contrário dos papagaios comuns, eles não permanecem nas árvores, mas se movem pulando de um galho para outro.

As ameaças ao Papagaio-Drácula

Embora isso seja verdade, outras características distintivas dessas aves as tornam organismos ainda mais peculiares. É interessante notar que elas são uma das três espécies de papagaios que não têm penas no rosto. Além disso, sua localização geográfica é bastante restrita, pois só podem ser encontradas na Nova Guiné. No entanto, essas incríveis aves são alvos frequentes de caçadores furtivos, o que, juntamente com a degradação do habitat, colocou várias espécies em perigo, incluindo esses psitacídeos.

papagaio-drácula

A população de papagaios do Drácula agora é alarmantemente baixa e, se a caça ilegal continuar, essas aves correm sério risco de extinção. Os caçadores furtivos visam os papagaios do Drácula por causa de suas penas, que são utilizadas em mantos cerimoniais, bem como no comércio de carne de aves. Originalmente, os papagaios do Drácula foram listados como uma espécie vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Fonte: fatosdesconhecidos
Imagens: shutterstock.

Todos os Fatos