fbpx
piranhas

Piranhas: Desvendando os Segredos do Peixe Voraz

Se você é um admirador de filmes, é provável que já tenha notado que as piranhas costumam ser retratadas como criaturas vorazes e altamente mortais nas telas, ávidas por atacar qualquer ser humano que se arrisque a entrar em rios questionáveis no meio da selva. Isso se deve ao fato de que as piranhas são originárias da bacia do rio Amazonas, que é o lar de alguns dos rios mais perigosos do mundo. Por outro lado, muitas pessoas em todo o mundo mantêm esses animais fascinantes em aquários em suas casas.

A discrepância entre esses dois retratos leva pessoas que não possuem muito conhecimento sobre o assunto a questionar se as piranhas são realmente tão prejudiciais quanto acreditamos. Para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter, compilamos alguns fatos sobre esses animais impressionantes que você deve ter em mente. Basta dar uma olhada!

Piranhas: Mito e Realidade?

Embora haja algumas exceções notáveis ​​na história da humanidade, geralmente é mais comum uma pessoa comer consistentemente piranhas do que um cardume desses peixes fazer o contrário. Na verdade, a bacia amazônica é o local mais comum de ataques a pessoas. Centenas de incidentes foram relatados, alguns dos quais resultaram em morte.

No entanto, das trinta espécies diferentes de piranhas encontradas em todo o mundo, apenas uma – a piranha de barriga vermelha – é conhecida por comer humanos. O comportamento dessa espécie se torna mais agressivo durante a estação seca, quando há menos comida disponível em seus ambientes e o nível da água diminui, resultando em uma maior concentração de peixes famintos.

piranha

Apesar disso, as mordidas desses animais durante épocas de seca geralmente são pequenas, mas muito dolorosas, e ocorrem apenas nas mãos e nos pés. Na realidade, ataques fatais são muito raros, ao contrário do que a indústria cinematográfica de Hollywood gostaria que o público acreditasse. Em todo caso, é sempre uma boa ideia ter um pouco de cautela para evitar circunstâncias infelizes.

Os perigos de ter esse peixe em aquários

As piranhas podem ser uma grande ameaça para várias espécies de peixes em todo o mundo, e muitas jurisdições impõem limitações à sua importação, reprodução e manutenção em aquários para proteger as populações locais. É prejudicial para o meio ambiente soltar piranhas em corpos d’água, pois elas podem se reproduzir e prejudicar outras espécies de peixes que habitam nesses locais.

piranhas

Se você está pensando em ter uma piranha em um aquário, é importante considerar que esses peixes não são adequados para esse tipo de ambiente, pois são predadores em seu habitat natural e não se dão bem com outras espécies. Além disso, as piranhas são animais solitários que geralmente ficam em suas tocas, saindo apenas para caçar.

Por isso, a menos que você queira apenas observar sua piranha durante as refeições, não há muito o que ver em seu aquário, já que os peixes costumam se esconder sob qualquer cobertura colocada dentro do tanque.

Fontes: Lethbridge News, Science ABC, The Spruce Pets, BYA
Imagem: pixabay

Todos os Fatos