fbpx
vulcão

O Vulcão Mais Antigo Do Mundo Está No Brasil

Já lhe disseram que o Brasil não tem vulcões? Reconheça que esta afirmação é falsa. A origem de nossa nação está intimamente relacionada com a erupção desses enormes poços de magma, embora não haja agora um vulcão ativo ou que nos represente uma ameaça. O fato de o vulcão mais antigo do mundo estar localizado no Brasil é um fato intrigante.

Esse antigo vulcão, com mais de 1,89 bilhão de anos, está situado na região amazônica, justamente entre os rios Tapajós e Jamanxim. Teria atingido até 400 metros de altura quando estava ativo. No entanto, uma parte significativa dessa velha criação foi comprometida pela chuva, pelo vento e, é claro, pelo tempo.

Registros de atividades sísmicas no Brasil

O arquipélago de Fernando de Noronha é uma excelente ilustração de como a atividade vulcânica há milhares de anos alterou as estruturas atuais do Brasil. O grupo de ilhas é a porção visível de uma cordilheira subaquática.

Erupções vulcânicas há 12 milhões de anos causaram a formação dessas montanhas. A fundação da ilha principal está a cerca de 4.000 metros abaixo do nível do mar.

Nos estados das regiões Sudeste e Sul, a estrutura vulcânica entrou em erupção com muita força. Essa característica deu origem a campos muito produtivos em certos lugares, como a “terraroxa” rica em minerais. Este é um ponto a favor da abundância da flora da região.

A ausência de vulcões no Brasil até o momento está relacionada ao fato de nossa região está situada em um continente de placas tectônicas. Em outras palavras, está mais longe da zona onde duas placas se encontram. Além disso, nosso terreno é considerado geologicamente antigo, pois já sofreu processos erosivos e crateras vulcânicas já desapareceram.

vulcão

Hipóteses sobres os vulcões brasileiros

Por volta de 1896, intensificaram-se os relatos de um provável vulcão na cidade paulista de Santos, quando as escavações desencadearam a liberação de gases quentes do subsolo. No entanto, foi rapidamente desvendado que esses vapores se originaram de um poço artesiano.

Antigamente, também se pensava que existia um vulcão adormecido em Caldas Novas, Goiás, devido à fama da região de fontes termais. Até os geólogos acreditaram nessa noção até a década de 1970. No entanto, descobriu-se que a premissa era falsa.

Após diversas análises da área, os especialistas demonstraram que nunca houve um vulcão no referido local no Estado de Goiás. As águas termais existem em Caldas Novas como consequência do aquecimento geotérmico, que também ocorre em muitas outras localidades do globo, inclusive na Antártida.

Fontes: Canal TechMundo Educação
Imagens: falario, mundoecologia

Todos os Fatos