fbpx
5 monumentos arquitetônicos

Monumentos Arquitetônicos Brasileiros

O território brasileiro é um dos maiores do mundo. Só para se ter uma ideia, a extensão territorial de um único Estado pode abrigar um país europeu inteiro e possivelmente vários monumentos arquitetônicos peculiares.

Como país descendente da colonização europeia, em especial de Portugal, criou uma identidade única em cada canto do território, através de culturas e costumes diferentes que perduram ao longo da história.

Tais características podem ser observadas através de vários monumentos arquitetônicos espalhados ao longo do país. Conheça agora as principais arquiteturas que representaram o marco histórico no desenvolvimento do Brasil.

1. Palácio do Planalto

Na década de 1950, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, a capital do Brasil foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília. A nova capital foi inaugurada em 1960, com governo e legislativo mudando-se para suas novas moradias, incluindo a sede do Executivo: o Palácio do Planalto.

Um dos três principais prédios governamentais construídos em torno da Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto é uma característica da obra de Oscar Niemeyer em Brasília.

Os vastos espaços abertos e os edifícios simbolicamente importantes encorajaram-no a projetar uma arquitetura notavelmente teatral, cuja simplicidade apenas a torna ainda mais memorável. Esta obra é rara por ser Patrimônio Mundial da UNESCO no pós-guerra e atrai turistas de todo o mundo para admirar a acrópole urbana de Niemeyer. Tudo isso torna o Palácio do Planalto um dos principais monumentos arquitetônicos do Brasil.

2. Catedral Metropolitana

Um dos edifícios mais importantes de Brasília, a Catedral Metropolitana também é uma das mais belas. Aqui, Oscar Niemeyer colaborou com Gordon Bunshaft, o principal designer de uma importante prática comercial dos Estados Unidos, para produzir um monumento arquitetônico digno da capital de um país tão grande, autoconfiante e católico romano.

5 Monumentos Arquitetônicos Brasileiros

Assim como outros projetos de Niemeyer para Brasília, a catedral é notavelmente simples. Suas funções mais complexas estão escondidas no subsolo. Acima do solo aparecem apenas os 16 contrafortes, cada um estendendo-se até o pequeno telhado em uma graciosa curva parabólica.

Entre os contrafortes estende-se uma teia de vitrais que, vista de fora durante a noite, ou de dentro durante o dia, apresenta uma extensão viva de azuis e verdes, tornando um dos monumentos arquitetônicos únicos.

3. Museu da Fundação Ibere Camargo

Como parte das comemorações dos 500 anos de Porto Alegre, vários artistas brasileiros organizaram exposições em colaboração com instituições de arte estrangeiras. A Fundação Ibere Camargo aproveitou a oportunidade para oferecer à comunidade local o seu primeiro museu de arte contemporânea, inaugurado em 2007.

O arquiteto português Álvaro Siza venceu o concurso para a concepção do novo museu com uma estrutura arrojada que alia a cultura local à sensibilidade europeia.

4. Conjunto Residencial Pedregulho

O Conjunto Residencial Pedregulho, no Rio de Janeiro, representa um monumento arquitetônico do auge do Modernismo Brasileiro. Até 1946, Affonso Reidy, nascido em Paris, esteve principalmente envolvido na pesquisa acadêmica. O Pedregulho deu-lhe uma forte presença, não só entre os arquitetos brasileiros, mas também como designer internacional.

5. Igreja do Espírito Santo do Cerrado

Na obra de Lina Bo Bardi, a relação entre as ideias arquitetônicas e políticas é tão próxima que não é possível considerar uma sem a outra. Educada na Itália, mudou-se para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Quando em 1959 se mudou para a cidade de Salvador, seus trabalhos sobre a relação entre as questões sociais e estéticas alcançaram um novo patamar.

Entre todos os monumentos arquitetônicos, a Igreja do Espírito Santo do Cerrado em Uberlândia, concluída em 1982, capta lindamente essa atitude. Situada em uma área carente da cidade, a igreja foi construída com materiais reciclados de outras edificações. Arquitetos, cidadãos locais e clérigos doaram seu tempo para ajudar a concluir o projeto.

A falta de paredes e cantos retilíneos confere ao espaço uma sensação de continuidade e movimento que dispensa a hierarquia tradicional dos espaços religiosos. Isso é ainda mais reforçado pelo uso em todas as áreas de materiais simples, como alvenaria e madeira.

Então, o que você achou de nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Todos os Fatos