fbpx
06 Dicas para não Errar na Hora de Comprar o Celular

06 Dicas na Hora de Comprar o Celular

Antes de adquirir um celular é necessário definir previamente o que se busca no aparelho novo. Definições descritas na ficha técnica fazem muita diferença nesse momento. Tempo de duração da bateria, resolução da tela, tipo de processador, qualidade da câmera, tamanho e design são algumas das características que podem influenciar no momento da compra. Escolher um smartphone certo pode parecer difícil a princípio. Então, veja a análise de algumas características técnicas dos celulares que devem ser consideradas de acordo com o perfil do usuário.

1. Tela do celular

Certamente há consumidores que gostam de passar um tempo com o smartphone assistindo vídeos e até filmes ao longo do dia ou durante a noite. Se for o seu caso, tenha em mente que é necessário observar pelo menos 03 requisitos no aparelho: tecnologia, resolução e velocidade da tela.

As tecnologias utilizadas nas telas dos smartphones podem variar de LCD a OLED. As telas de LCD são muito utilizadas nos aparelhos mais baratos e que oferecem uma qualidade padrão, a depender do fabricante. Os aparelhos com a tecnologia OLED são mais comuns nos aparelhos mais top de linha, oferecem uma qualidade de imagem superior e não drenam tanta energia da bateria.

A resolução da tela está relacionada ao chamado pixels ou ppi (pixels per inch), traduzindo significa pixels por polegadas. Quanto maior for a quantidade de pixels em relação ao tamanho da tela do smartphone, melhor será a imagem.

Quanto a definição da velocidade da tela, não estamos nos referindo ao processador do aparelho, mas sim a capacidade de atualização durante as transições das imagens na tela. Essa capacidade é medida em Hertz, sendo que os modelos de celulares padrão vem com 60 Hertz, enquanto os mais avançados oferecem de 90 a 120 Hertz.

2. Processador

Esse é o principal componente responsável pela execução das tarefas no smartphone. Considerando a característica de multitarefa há de se observar dois itens na escolha do celular: núcleo do processador ou core e a velocidade de processamento, este último medido em GHz.

Há no mercado aparelhos com até oito núcleo de processadores, ou seja, octa-core, sendo que quanto maior a quantidade de “core” melhor será a resposta na execução de mais de uma tarefa simultaneamente.

O mesmo parâmetro é com relação a velocidade do processador, quanto maior o GHz maior será a rapidez na resposta de uma tarefa complexa.

3. Memória interna do celular

Para os amantes de selfies, não adiantaria ter um excelente celular sem um bom espaço na memória interna para armazenar aqueles momentos incríveis, ou até mesmo arquivos importantes.

Neste caso, é possível escolher entre os aparelhos com capacidade de até 128 GB ou então modelos de celulares com capacidade inferior, por exemplo 64 GB, mas com a possibilidade de instalação de cartão de memória.

4. Leve em Conta a Vida Útil da Bateria

Quanto maior a tela do seu telefone e mais potente o processador, maior a capacidade da bateria de armazenar energia. Já há smartphones que oferecem cerca de 4.500 mAh, que já é bastante razoável, sendo até padrão em alguns modelos de celulares.

Telefones muito finos costumam ter menos bateria do que dispositivos mais grossos. Por outro lado, os modelos que têm uma tela maior do que cinco polegadas geralmente têm duas ou três horas a mais de duração da bateria do que um telefone menor, porque sua caixa pode acomodar uma bateria maior.

5. Design e Funcionalidade

Ao selecionar um novo smartphone, o gosto pessoal é um ponto de decisão importante, tanto em termos de software quanto de aparência. Algumas pessoas podem preferir linhas mais arredondadas e um design sinuoso, enquanto outras preferem uma aparência mais robusta, caracterizada por linhas retas e bordas de metal afiadas.

6. Compre na Hora Certa

Por último, mas não menos importante, você deve considerar a época do ano em que planeja comprar. Caso contrário, seu novo telefone pode precisar ser substituído em algumas semanas. A maioria dos fabricantes atualiza seus telefones por volta de fevereiro ou março, embora isso possa variar.

05 Dicas Para Não Errar Na Hora De Comprar O Celular Certo!

Portanto, se você está de olho em um determinado telefone, verifique quando ele foi lançado. Se ele está chegando ao seu aniversário de um ano, talvez seja melhor esperar pela próxima versão. Você não precisa pesquisar muito na web para descobrir quais telefones supostamente serão lançados nos próximos meses.

Então, o que você achou de nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Todos os Fatos