Durante o dia da posse de Lula, um dispositivo anti-drone futurístico foi um dos itens mais notáveis, mesmo que sua finalidade fosse contrária ao que muitos imaginavam. Nossos ancestrais já usavam pedras e lanças como ferramentas de caça, embora elas não fossem tão avançadas quanto os dispositivos de defasa modernas. Mas, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os dispositivos de defesa evoluíram bastante.
Atualmente, as principais nações do mundo estão focadas em aumentar seu poder militar, seja para atacar ou para se defender. O ponto principal é que a capacidade destrutiva dos mecanismos de defasa aumentou com o tempo. Além disso, dispositivos com um design altamente futurista estão sendo usadas em vários eventos.
O uso na prática do dispositivo anti-drone
Um exemplo disso é o dispositivo anti-drone que foi utilizada pela Polícia Federal durante a posse de Lula como presidente. O dispositivo chamou a atenção das pessoas por causa de seu design altamente futurista, mas esse não foi o único aspecto intrigante. Uma característica altamente intrigante desse dispositivo é que ele foi projetado para atrair.
O mecanismo foi eficaz o suficiente para desativar quatro drones não autorizados que sobrevoavam a região da Esplanada dos Ministérios. Esse fato se tornou amplamente conhecido, depois que fotos de um agente da Polícia Federal empunhando o dispositivo começaram a circular nas redes sociais.
Defesa contra drones avançada
Esse dispositivo é um equipamento de defesa chamado DroneGun Tático, que foi adquirido pelo Órgão responsável pela segurança penitenciária Estado de São Paulo com o objetivo de proteger os presídios de possíveis drones. Para ajudar na segurança do evento de posse do novo presidente, a Polícia Federal pediu emprestado a dispositivo. O DroneGun Tático é capaz de detectar e controlar rapidamente qualquer drone na área, forçando-o a retornar ao local de origem.
Dispositivos anti-drone impressionantes
Além da DroneGun Tático, que foi utilizada no dia da posse do novo presidente, existem outros dispositivos altamente futuristas que podem surpreender a todos. Um exemplo é o tanque de combate com sistema ADAPTIV desenvolvido pela BAE Systems, que utiliza módulos hexagonais para cobrir toda a parte externa do veículo. Esses módulos permitem que o aquecimento e o resfriamento sejam ajustados em resposta à temperatura do ambiente, tornando os sensores infravermelhos e as imagens térmicas dos outros itens do veículo menos visíveis e confundindo visualmente o adversário. Isso torna difícil localizar o tanque via sensor de calor.
Fonte: Metrópoles
Imagens: noticias.uol