fbpx
Aquecimento Global

Aquecimento Global: Incêndios Florestais e Saúde

Milhões de indivíduos na região leste dos Estados Unidos e do Canadá receberam alertas de saúde das autoridades ambientais à medida que a fumaça proveniente dos incêndios florestais no norte se espalhou por cidades que vão de Ottawa a Nova York potencializados pelo aquecimento global.

A grande maioria das dez províncias e territórios canadenses está atualmente lutando contra os incêndios florestais, e a fumaça desses incêndios se deslocou para o sul nesta semana, alcançando algumas das áreas urbanas mais densamente povoadas da região.

De acordo com o Índice Mundial de Qualidade do Ar da IQAir, o ar em de Nova York foi classificada como a pior entre todas as grandes regiões metropolitanas do mundo nesta quarta-feira (07.06.2023), superando até mesmo Nova Délhi, na Índia.

Com a qualidade do ar atingindo níveis historicamente baixos, os residentes de Nova York voltaram a utilizar máscaras faciais, as quais haviam sido abandonadas quando os casos de Covid-19 diminuíram, e as escolas suspenderam as atividades ao ar livre. A cidade também incentivou grupos vulneráveis a permanecerem em casa e manterem as janelas fechadas.

Aquecimento Global

“Ontem, os nova-iorquinos testemunharam e respiraram algo que nunca havia nos afetado nessa magnitude antes”, afirmou o prefeito Eric Adams, acrescentando que o incidente causou “ondas de choque em toda a cidade”. Ele também aconselhou que as pessoas evitassem atividades externas ao longo do dia, destacando que esta quarta-feira “não era um dia adequado para treinar para uma maratona”.

Alertas de incêndios e evacuações

Após uma melhoria durante a manhã, as autoridades de Nova York previram que as condições se deteriorariam novamente à tarde e à noite, caracterizando o evento como um “evento de vários dias”. A autoridade ambiental da cidade emitiu um alerta de qualidade do ar de “código vermelho” para o Distrito de Columbia, resultando no cancelamento de atividades ao ar livre nas escolas públicas de Washington.

Enquanto isso, a agência ambiental do Canadá declarou que a qualidade do ar em Ottawa atingiu o nível mais alto de perigo para a saúde. Autoridades canadenses emitiram alertas para extensas áreas de Quebec e Ontário. Os incêndios na província de Alberta, a maior produtora de petróleo do Canadá, levaram dezenas de milhares de pessoas a evacuar suas residências no início desta primavera, resultando na interrupção ou limitação temporária das operações de mais de uma dúzia de empresas de petróleo e gás.

Aquecimento Global

Aquecimento global, Aumento dos incêndios florestais e recordes de calor

As florestas das províncias do leste, como Quebec e Nova Escócia, estão sendo afetadas pelos incêndios que já se espalharam. Segundo o Interagency Center on Wildfires, mais de 400 incêndios estavam ativos em todo o Canadá na quarta-feira. Nos últimos dez anos, os cientistas têm observado um aumento na gravidade dos incêndios florestais na região boreal, à medida que as temperaturas médias globais no norte aumentam mais rapidamente do que nas áreas próximas ao equador, como resultado da crise climática. Esse aquecimento global tem causado o derretimento do gelo e da neve no Ártico.

À medida que o mundo aquece e os verões se prolongam, os incêndios florestais ao norte do equador estão se tornando mais frequentes e intensos. De acordo com o monitoramento realizado pela agência Copernicus, da União Europeia, maio de 2023 foi o segundo mês mais quente já registrado. Recordes de calor foram quebrados em áreas da Ásia, especialmente na China e no Vietnã, onde o clima excepcionalmente quente começou meses antes do período típico de verão em julho e agosto. Na semana passada, partes da Sibéria também estabeleceram novos recordes de temperatura. As temperaturas da superfície do mar em maio foram as mais altas já registradas, aproximando-se dos níveis recordes desde março.

Fonte: folha.uol
Imagens: oglobo.globo

Todos os Fatos