Se você já teve as páginas de seu amado livro totalmente amassadas, sabe que água e livro não formam uma mistura particularmente construtiva.
Mesmo que tomemos todas as precauções, acidentes ainda podem ocorrer e o pior pesadelo dos amantes de livros pode se tornar realidade. Felizmente, parece haver uma solução para esse tipo de problema, e os especialistas em preservação das bibliotecas da Syracuse University são os que nos ensinam a reverter os estragos.
Tudo o que você precisa para restaurar um livro molhado é um pouco de paciência, um rolo de toalha de papel, um ventilador, duas tábuas de madeira e alguns tijolos.
Passo a passo como recuperar um livro molhado
O primeiro passo é pressionar o livro entre as toalhas de papel, depois repetir o processo, desta vez colocando toalhas novas entre as páginas do livro, de preferência uma toalha a cada dez páginas, certificando-se de cobrir sempre a página inteira.
Você pode fechar o livro depois de inserir as toalhas de papel na metade e usar o peso do corpo e as mãos para pressionar as páginas. Continue fazendo isso até que as páginas comecem a secar. Abra as páginas do livro com ele na vertical e depois deixe cada uma na frente de um ventilador ligado até que esteja completamente seco.
Feche o livro e coloque-o entre duas tábuas de madeira depois que as páginas secarem. O livro deve então ser pesado por alguns tijolos, que você deve deixar no lugar por 24 a 48 horas. Entretanto, se preferir realizar todo esse processo em outro momento, o livro molhado deve ser colocado em um saco plástico lacrado e mantido no freezer até o momento ideal para realizar todo esse processo.
Fonte: https://youtu.be/S9_fwmdCyzo
Imagem: super.abril.com.br