A Cegonha-Bico-de-Sapato deve ser uma das aves de aparência mais exóticas da Terra. A ave gigante é nativa dos pântanos da África e é mais conhecida por suas características pré-históricas, em particular, seu forte bico oco que se parece muito com um tamanco holandês.
As Cegonhas Bico De Sapatos São Dinossauros Vivos
A Cegonha-Bico-de-Sapato, ou Balaeniceps rex, tem uma altura média de 1 metro e meio. Seu bico maciço de 19cm é forte o suficiente para cortar um peixe, então não é de admirar que este pássaro seja frequentemente comparado a um dinossauro. As aves são, de fato, evoluídas de um grupo de dinossauros carnívoros chamados terópodes – o mesmo grupo ao qual o poderoso Tiranossauro rex pertenceu, embora as aves sejam descendentes de um ramo de terópodes de tamanho menor.
À medida que os pássaros evoluíram de seus primos pré-históricos, eles abandonaram seus focinhos com pontas de dentes e desenvolveram bicos em seu lugar. Mas ao olhar para a Cegonha-Bico-de-Sapato, parece que a evolução deste pássaro não progrediu muito.
Claro, esses pássaros gigantes têm parentes muito mais próximos no mundo moderno. As cegonhas bico de sapato eram anteriormente chamados apenas de bico de sapato por causa de sua estatura semelhante e características comportamentais compartilhadas, mas essa ave é na verdade mais semelhante aos pelicanos.
As Cegonhas-Bico-de-Sapato também compartilham algumas características físicas com as garças, como as penas em pó, que podem ser encontradas no peito e na barriga, e o hábito de voar com o pescoço retraído.
Seus Bicos São Excelentes Instrumentos De Caça
A característica mais marcante de uma Cegonha-Bico-de-Sapato é, sem dúvida, seu bico substancial. A ave possui o terceiro bico mais longo entre as aves, atrás de cegonhas e pelicanos. A robustez de seu bico é muitas vezes comparada a um tamanco de madeira, daí o nome peculiar do pássaro.
Por um lado, o bico pode produzir um som que atrai parceiros e afasta predadores. Este som foi comparado a uma metralhadora. Seus bicos também são frequentemente usados como uma ferramenta para coletar água para se refrescar no sol tropical africano.
As Cegonhas-Bico-de-Sapato caçam durante o dia e atacam pequenos animais como sapos, répteis, peixes e até filhotes de crocodilos. Eles são caçadores pacientes e vagarosamente percorrem a água explorando o território em busca de comida. Às vezes, as Cegonhas-Bico-de-Sapato passam longos períodos imóveis enquanto esperam por suas presas.
Uma vez que a cegonha de bico de sapato esteja de olho em uma vítima desavisada, ele ficará em sua pose de estátua e se lançará a toda velocidade, perfurando sua presa com a ponta afiada de seu bico superior. O pássaro pode facilmente cortar um peixe com apenas alguns golpes de seu bico antes de engoli-lo em um único gole.
Embora sejam predadores temíveis, a cegonha bico-de-sapato está listado como uma espécie vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), um status de conservação que está apenas um passo acima de ameaçada.
Os números decrescentes da ave na natureza se devem em grande parte à diminuição do habitat de zonas úmidas e à caça excessiva para o comércio global de zoológicos. De acordo com a IUCN, existem entre 3.300 e 5.300 cegonhas bico de sapato na natureza.
O Ciclo De Vida Da Cegonha De Bico De Sapato
As Cegonhas-Bico-de-Sapato são uma espécie de ave não migratória nativa do Sudd, um vasto território pantanoso no Sudão do Sul. Eles também podem ser encontrados em torno das zonas úmidas de Uganda.
São pássaros solitários e passam a maior parte do tempo atravessando pântanos profundos, onde podem coletar material vegetal para nidificação. Fazer seu habitat nas partes mais profundas do pântano é uma estratégia de sobrevivência que lhes permite evitar ameaças potenciais como crocodilos e humanos.
Ao enfrentar o deserto quente da África, as Cegonhas-Bico-de-Sapato se mantém fresca usando um mecanismo prático, embora bizarro, que os biólogos chamam de uroidrose, durante o qual a ave excreta em suas próprias pernas. A evaporação que se segue cria um efeito de “arrefecimento”.
As Cegonhas-Bico-de-Sapato também agitam suas gargantas, o que é uma prática comum entre os pássaros. O processo é conhecido como “fluttering gular” e envolve bombear os músculos da parte superior da garganta para liberar o excesso de calor do corpo da ave. As Cegonhas-Bico-de-Sapato são pássaros monogâmicos, mas permanecem solitários na natureza.
Quando a Cegonha-Bico-de-Sapato está pronto para acasalar, ele constrói um ninho sobre a vegetação flutuante, escondendo-o cuidadosamente com montes de plantas e galhos molhados. Se o ninho for isolado o suficiente, a ave pode usá-lo repetidamente de ano para ano.
As Cegonhas-Bico-de-Sapato normalmente colocam um a três ovos por ninhada (ou grupo) e tanto o macho quanto a fêmea se revezam na incubação dos ovos por mais de um mês. Os pais da ave bico-de-sapato costumam pegar água em seus bicos e encharcá-la no ninho para manter seus ovos frescos. Infelizmente, uma vez que os ovos eclodem, os pais normalmente nutrem apenas os mais fortes da ninhada, deixando o resto dos filhotes se defenderem sozinhos.
Apesar de seu grande corpo, a Cegonha-Bico-de-Sapato pesa entre 08 e 15 Kg. Suas asas – que normalmente se estendem por mais de 2,5 metros – são fortes o suficiente para suportar suas grandes estruturas quando no ar, criando uma silhueta impressionante para observadores de pássaros em terra.
Adorado por observadores de pássaros e culturas antigas, a popularidade da Cegonha-Bico-de-Sapato também se tornou um perigo. Como espécie ameaçada, sua raridade os tornou uma mercadoria preciosa no comércio ilegal de vida selvagem, principalmente para os colecionadores particulares em Dubai e na Arábia Saudita.
Felizmente, com o aumento dos esforços de conservação, essas impressionantes aves de aparência pré-histórica continuam sobrevivendo.