fbpx

As Gigantes Ondas de Nazaré

Há ocasiões em a natureza se revela surpreendente ao misturar perigo e beleza através de fenômenos únicos que aparentemente seriam apenas comuns em filmes. Esse é o caso dos moradores de Nazaré, em Portugal.

Os pescadores da Nazaré conhecem há anos os segredos do mar, os mistérios atrás das montanhas de água que correm em direção à Praia Norte, que sacodem a terra e o rugido do mar que ecoa por toda a vila.

Mas esse fenômeno não tem nada a ver com histórias de marinheiros sobre monstros marinhos e contos folclóricos antigos. As ondas do tamanho de arranha-céus em Nazaré são resultados da união de forças naturais em um ambiente único.

Como as Maiores Ondas do Mundo são formadas

A maioria das ondas oceânicas são geradas pelo vento na superfície do mar. Quanto mais rápido e longo o vento, maior a altura da onda. Normalmente, à medida que se aproximam da costa, são desacelerados pelo atrito com o fundo do mar próximo à superfície.

Mas isso não acontece em Portugal devido ao chamado Canhão de Nazaré. Canhão de Nazaré é um dos maiores cânions submarinos da Europa com aproximadamente 211 quilômetros da costa e 5 mil metros de profundidade. Essa falha geológica é capaz de aumentar em até 3 vezes a altura e potência das ondas que passam na superfície.

 O “Canhão de Nazaré” é um gigante invisível que provoca medo em alguns e coragem em outros, especialmente nos surfistas mais experientes que vem de todas as partes do mundo.

Esta complexa área geológica é há muito tempo temida pelos pescadores da região. Aqueles que conhecem a região sabem que as águas ao redor do Forte de São Miguel Arcanjo foram registradas vários naufrágios e há inclusive um submarino alemão lançado na Segunda Guerra Mundial.

O Forte de São Miguel Arcanjo, também conhecido como Forte da Nazaré proporciona uma vista panorâmicas privilegiada da Praia do Salgado e a da Praia do Norte e é neste local que todos os anos é possível ver o fenômeno das ondas gigantes de Nazaré.

Surf nas Ondas Gigantes de Nazaré

Embora o surf nas ondas grandes na Nazaré seja relativamente recente, a vila dos pescadores até anteriormente definido como um lugar pacato, já era um local de encontro para o surf há décadas, com registros de surfistas americanos aproveitando as ondas no final dos anos 60.

Devido ao fenômeno das ondas gigantes, o interesse por Nazaré como local de surf tem crescido na última década, atraindo especialmente a atenção de surfistas de ondas grandes do mundo inteiro.

O primeiro surfista a conseguir este feito foi Hugo Vau, que surfou uma grande onda em 17 de janeiro de 2008, que na ocasião muitos acreditaram ser a maior onda de Nazaré. Apelidada de “The Big Mama”, a onda foi a maior já registrada por uma boia oceânica da Marinha Portuguesa. Havia um vídeo de Hugo Vau surfando, mas devido à má qualidade da imagem o título de recorde mundial não foi atribuído ao surfista português.

As Gigantes Ondas de Nazaré

Outro feito só foi registrado em 2010 a chegada do famoso surfista americano de ondas grandes Garrett McNamara, em Nazaré. Especialmente quando McNamara conquistou o Recorde Mundial do Guinness por ter pegado a maior onda em novembro de 2011, uma onda de 23,77m.

Entretanto, esse recorde foi quebrado em 8 de novembro de 2017, quando o surfista brasileiro Rodrigo Koxa pegou uma onda de proporções ainda maior, com aproximadamente 24,38 metros.

Em 11 de fevereiro de 2020, Maya Gabeira estabeleceu o Recorde Mundial do Guinness para a maior onda que uma mulher surfou, quebrando o próprio recorde anterior de 22,4 metros desde 2018.

Nazaré e as Competições Mundiais de Surf

Graças a estes recordes mundiais, a Nazaré tem recebido alguns dos maiores eventos de surf do mundo, atraindo surfistas, jornalistas e muitos turistas de todas as partes do mundo.

Além dos campeonatos nacionais, entre outubro e fevereiro há o campeonato internacional, o Nazaré Challenge, que faz parte do Big Wave World Tour da World Surfing League. Este evento dura apenas um dia e não há data fixa, uma vez que depende muito da previsão do tempo e das condições do mar.

Particularidades de Nazaré

O melhor lugar para prestigiar as enormes ondas do North Canyon é no Forte de São Miguel Arcanjo (também conhecido como “farol”), que fica no topo da Ponta do Sítio. Também pode ver as ondas na Praia do Norte ou online, através de plataformas de streaming que disponibilizam imagens permanentes ao vivo.

Das milhares de pessoas que vão ao Farol todos os anos para ver as enormes ondas de Nazaré nem todos são apaixonados pelo surf! Muitos são simplesmente fãs de uma das maravilhas naturais mais espetaculares de Portugal para não falar da coragem de surfistas e pilotos de jatos no mar em condições extremas.

Atrás de um surfista de ondas gigantes, há sempre um anjo em cima de uma moto aquática, peça fundamental para garantir que o surfista possa retornar com segurança à costa.

Fonte: portugal-the-simple-life

Todos os Fatos