Impressione seus amigos e familiares com seu novo conhecimento sobre o reino animal.
Você ouviu falar do beija-flor que possui um bico mais longo que seu corpo? Ou do coala que pode passar até 22 horas por dia dormindo? E sobre o fato de que os dragões-de-komodo podem ter nascimentos virgens?
Selecionamos alguns dos fatos mais extraordinários sobre os animais e seu fascinante mundo…
89 fatos incríveis sobre animais
- Dragões-de-Komodo podem ter nascimentos virgens. Além de se reproduzirem com machos, essa espécie é partenogenética: ou seja, as fêmeas conseguem botar ovos férteis sem a presença de machos. No entanto, esses ovos geram filhotes geneticamente idênticos. Para que a espécie continue a se adaptar, a reprodução sexual é necessária.
- A determinação do gênero em répteis pode depender da temperatura. Enquanto em mamíferos e aves o sexo é determinado geneticamente, em muitos répteis é a temperatura de incubação dos ovos que define se eles se tornarão machos ou fêmeas. Nos dragões-barbudos australianos, o processo é uma mistura de ambos: esses lagartos espinhosos começam geneticamente como machos ou fêmeas, mas um macho incubado a temperaturas acima de 32°C se transforma em uma fêmea funcional.
- Existe uma rã que pode voar. Sim, é verdade! A rã voadora de Wallace, uma das rãs mais estranhas do mundo, desliza usando suas grandes patas palmadas, o que lhe permite controlar sua descida e até mesmo direcionar seu voo no ar.
- Os flamingos são rosados por dentro também, não apenas por fora. Essas aves exuberantes são adaptadas para coletar e metabolizar pigmentos carotenoides – substâncias encontradas em algas, crustáceos e materiais vegetais microscópicos que criam tons de laranja, vermelho, amarelo e rosa. Embora a coloração rosa seja mais visível nas penas do flamingo, os carotenoides também impregnam os tecidos, pele, sangue e até a gema do ovo da ave.
- Um frango viveu por 18 meses sem cabeça. Quando a cabeça de um frango é decapitada, os nervos cortados enviam impulsos aos músculos das pernas e asas, fazendo com que o restante da ave continue se movendo por alguns segundos. Normalmente, isso dura apenas segundos, mas em 1945 nos EUA, um frango chamado ‘Miracle Mike the Headless Chicken’ viveu 18 meses após a remoção da cabeça.
- Polvos morrem após o nascimento. Embora os pais sacrifiquem muito por seus filhotes, poucos renunciam rotineiramente às suas vidas. No entanto, esse é o destino das fêmeas de polvo: cuidar dos ovos é a última coisa que elas fazem. Em um ato trágico de auto-sacrifício, a fêmea para de se alimentar e morre de fome antes que os filhotes eclodam. Ela pode até acelerar sua morte arrancando partes de seu próprio corpo.
- Caracóis têm dentes, muitos deles – cerca de 14.000, para ser exato. Esses dentes estão dispostos em uma mandíbula chamada rádula.
- Hipopótamos não sabem nadar e afundam na água, correndo pelo fundo do rio. No entanto, como mamíferos, os hipopótamos possuem pulmões e não conseguem respirar debaixo d’água – conseguem prender a respiração por cerca de cinco minutos. Apesar disso, eles conseguem respirar enquanto estão quase totalmente submersos, graças a suas narinas elevadas que ficam acima da água e podem ser fechadas quando precisam mergulhar. Apesar de muitos afirmarem o contrário, os hipopótamos não são os animais mais perigosos da África.
- Os chocos podem mudar de cor em 200 milissegundos, tão rápido quanto um piscar de olhos humano.
- Os chocos têm sangue azul. Isso se deve à presença da hemocianina, uma proteína rica em cobre que transporta oxigênio pelo corpo. (O sangue dos mamíferos é vermelho devido à hemoglobina, que contém ferro e desempenha a mesma função.)
- Orangotangos se auto-medica. Um orangotango de Sumatra na Indonésia foi observado curando uma ferida grave no rosto fazendo uma pasta com uma planta nativa conhecida localmente por suas propriedades curativas. O primata mastigou os caules e folhas da planta Akar Kuning (Fibraurea tinctoria), um tipo de trepadeira, e espalhou repetidamente o suco e as folhas trituradas em sua ferida aberta ao longo de vários dias.
- Beber álcool não é exclusividade dos humanos – os animais também gostam de ficar bêbados. Chimpanzés são conhecidos por invadir estoques de vinho de palma fabricados por moradores, e macacos vervet selvagens no Caribe são famosos por roubar bebidas alcoólicas de bares. Mas não são apenas os primatas: o waxwing boêmio pode se empanturrar de tantas bagas de sorva fermentadas no inverno que fica incapaz de voar ou até mesmo andar em linha reta. No entanto, um dos maiores consumidores de álcool entre os mamíferos é o pequeno musaranho da Malásia, cuja dieta de néctar contém 3,8% de álcool por volume, semelhante a beber cerveja o dia todo.
- Fazer e usar ferramentas não é mais uma habilidade exclusiva dos humanos. Em 1960, a famosa primatóloga Dr. Jane Goodall testemunhou um chimpanzé removendo as folhas de um galho e, com grande deliberção, espetando-o em um monte de cupins. Desde então, muitos animais têm sido vistos fazendo e usando ferramentas.
- O animal mais viscoso do mundo é a gambá-de-areia. Eles podem produzir um litro de muco em menos de 0,1 segundos. O muco das gambás-de-areia é usado como defesa para obstruir as brânquias de predadores peixes, fazendo-os asfixiar.
- O animal mais peludo do mundo é a lontra marinha, cuja pelagem luxuosa, segundo um estudo de 2010, possui impressionantes 100 a 160 mil pelos por centímetro quadrado (um adulto provavelmente possui mais de um bilhão de pelos no total).
- A tromba do elefante contém dezenas de milhares de músculos individuais (muitos mais do que no corpo humano) – e é obviamente o maior nariz do mundo.
- Existe uma rã que parece ter cabelo. Ok, não é realmente cabelo, mas parece bastante. O macho Trichobatrachus robustus – apelidado de rã peluda – desenvolve uma densa franja semelhante a cerdas ao longo de suas laterais e coxas. Isso é, na verdade, um conjunto de finas fibras de pele repletas de vasos sanguíneos, funcionando como um órgão temporário que pode aumentar a capacidade respiratória em momentos de necessidade.
- Golfinhos dormem com apenas metade do cérebro ativa de cada vez. Isso é vital para sua sobrevivência, permitindo que eles venham à superfície para respirar e permaneçam vigilantes.
- O animal que mais dorme é o coala. Esse ícone australiano dorme de 20 a 22 horas por dia (o que soa bem para nós), tornando-o a criatura mais sonolenta do reino animal.
- A ave voadora mais pesada do mundo, o bustard-córi, pesa impressionantes 11–19 kg. Devido ao seu peso tremendo, o bustard-córi consome muita energia para voar, então só decola quando é realmente necessário.
- O animal mais pesado já registrado é uma baleia de 39 milhões de anos chamada Perucetus colossus. Embora essa baleia seja estimada como um pouco menor que as baleias-azuis, a densidade de seus ossos sugere que ela poderia ter sido significativamente mais pesada, com uma massa corporal entre 85 e 340 toneladas.
- Beija-flores são as únicas aves que podem voar para trás, habilidade útil para se alimentar do néctar de plantas e insetos.
- Polvos possuem três corações, cada um com funções ligeiramente diferentes.
- Os machos-cavalos-marinhos são os responsáveis pelo nascimento dos filhotes. Cavalos-marinhos exibem uma espécie de gravidez reversa – após a fertilização, os ovos são transferidos para a bolsa incubadora do macho para se desenvolverem. Os ovos recebem oxigênio e proteção, e a gestação dura de 14 a 28 dias, após os quais o macho dá à luz filhotes vivos conhecidos como girinos.
- Elefantes expressam tristeza e participam de rituais de ‘morte’ quando um de seus membros morre, demonstram interesse por ossos de elefantes que encontram e até visitam os túmulos de elefantes falecidos.
- A andorinha-do-ártico possui a maior migração do mundo. Após se reproduzirem no extremo norte, elas seguem para o outro lado do globo para aproveitar o verão do hemisfério sul. Em linha reta, essa jornada seria de 12.000 km ida e volta, mas as andorinhas tomam uma rota mais sinuosa. Um indivíduo marcado percorreu quase 97.000 km na viagem de ida e volta.
- Existe um animal que é parcialmente vegetal! A lesma-do-mar Costasiella – também conhecida como ‘ovelha folhosa’ e ‘lesma Shaun-the-sheep’ – é um animal fotossintético. Ela passa grande parte do tempo se alimentando de algas marinhas. No entanto, ela não digere completamente essa matéria vegetal. De alguma forma, separa os cloroplastos (os organelos verdes das células vegetais que convertem luz solar em energia química) do restante da refeição e os incorpora em seus próprios tecidos, tornando a lesma um raro exemplo de animal fotossintético.
- O animal mais resistente do mundo são os tardígrados – frequentemente chamados de ursos d’água. Essas criaturas microscópicas são provavelmente umas das mais inquebráveis da Terra, capazes de sobreviver à desidratação, exposição a micro-ondas e temperaturas tão altas quanto 150ºC ou tão baixas quanto –273ºC.
- Há muitos animais transparentes. Uma das soluções mais inventivas para o problema de ser visto é tornar-se praticamente invisível. Permitindo que a luz passe através deles, desfocando suas contornos e se camuflando, esses animais incomuns conseguem evitar a detecção e aumentar suas chances de sobrevivência.
- Os animais temem mais os humanos do que os leões. Vários estudos descobriram que a vida selvagem ao redor do mundo teme o “superpredador” humano muito mais do que alguns dos predadores mais famosos do mundo, como leões, leopardos, ursos e lobos.
- O melhor farejador do reino animal é o toupeira – uma toupeira estranha. O focinho tentacular e peculiar da toupeira-de-nariz-estrela (Condylura cristata) pode parecer engraçado e garantir seu lugar em nossa lista de animais mais estranhos, mas não é motivo para rir. Ela pode ser o farejador mais habilidoso do mundo – mesmo debaixo d’água.
- Guepardos são os animais mais rápidos do mundo, atingindo velocidades de até 120 km/h ou 75 mph. Eles não são apenas rápidos, mas também possuem uma aceleração incrível. Pesquisadores descobriram que eles podem aumentar sua velocidade em 10 km/h a cada passada.
- Existem animais que podem viver para sempre – ou quase isso. A água-viva imortal, junto com pelo menos outras cinco espécies de águas-vivas, evita a morte ao “rebobinar” seu ciclo de vida. Mesmo após uma medusa morta colapsar em uma pilha de massa, suas células podem se transformar em pólipos. É como um fragmento de asa de borboleta se transformando em uma lagarta. Embora as águas-vivas imortais ainda possam morrer por predação e doenças, suas habilidades de regeneração as tornam resistentes e bem-sucedidas.
- Há peixes que podem inchar até o dobro do tamanho para escapar de predadores. O famoso baiacu, claro, mas também há o tubarão-inchado.
- Bicho-preguiça só faz cocô uma vez por semana. Eles só descem ao chão em duas circunstâncias: para defecar e urinar a cada cinco a sete dias ou quando não conseguem se mover pela copa das árvores devido à falta de conexão entre galhos adjacentes.
- Alguns animais são capazes de regenerar membros, órgãos e até corpos inteiros – uma habilidade que rivaliza com o “fator de cura” superpoderoso usado por personagens fictícios como Deadpool ou Wolverine. Essa capacidade especial é usada não apenas para substituir tecidos, mas também permite que algumas criaturas descartem partes do corpo por autoamputação ou “autotomia”.
- Enguia elétrica pode produzir um choque de 600 volts com uma corrente de 1 ampère – o suficiente para matar um humano (embora isso raramente ocorra!). Ela gera eletricidade em eletrocitos – células especiais organizadas como pilhas – encontradas em três órgãos separados.
- Em termos de tamanho, a fêmea da baleia-jubarte possui os maiores testículos do reino animal, pesando impressionantes 1.000 kg. Proporcionalmente, no entanto, o título deve ser do grilo-barrigudo-tuberoso, cujos testículos correspondem a impressionantes 14% de sua massa corporal. Imagine se os humanos tivessem 14% de sua massa corporal…
- O pássaro mais barulhento do mundo, o macho do pássaro-sino-branco, produz um som ensurdecedor que se assemelha ao apito de um trem rápido se aproximando de uma estação.
- Aves não fazem xixi. Como criaturas aéreas, elas precisam se manter o mais leves possível. Então, em vez de excretar resíduos como urina e fezes separadamente, as aves (com exceção do avestruz) descartam seus resíduos de uma só vez através de uma abertura chamada cloaca. Elas não possuem bexigas nem aberturas uretrais.
- O beija-flor com o bico mais longo em relação ao tamanho do corpo é o beija-flor de bico-espadão. O bico impressionante dessa ave, que pode alcançar cerca de 12 cm de comprimento, é mais longo que seu corpo, permitindo que acesse o néctar das flores mais longas e finas que outros beija-flores não conseguem alcançar.
- Estrelas-do-mar não têm corpo, apenas apêndices, que estão entre os mais versáteis do reino animal.
- A maior borboleta do mundo possui uma envergadura de asas de impressionantes 28 cm. A fêmea da borboleta-asa-de-rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae) é tão grande que o primeiro espécime foi abatido com uma espingarda.
- Castores não vivem realmente nas barragens. A barragem atua como uma primeira linha de defesa contra predadores, submergindo a entrada sob cerca de um metro de água e ocultando túneis secretos que levam à câmara principal – sua toca.
- Morcegos não são cegos e possuem boa visão. O mito de que morcegos são cegos provavelmente surgiu porque muitas espécies usam o som para navegar em seu ambiente à noite, um sistema conhecido como ecolocalização.
- Alguns peixes podem andar – incluindo um tubarão que caminha. Mas um peixe caminhante é particularmente estranho. No coração da floresta tropical da Tailândia, existem os peixes-anjo de caverna, que são um dos poucos peixes a terem uma conexão óssea entre suas nadadeiras pélvicas e a coluna vertebral. Isso, juntamente com músculos fortes, permite que eles caminhem por cavernas e até subam cachoeiras de forma semelhante a um tritão.
- Existe um pássaro que pode caminhar sobre a água – quase. Jacanas possuem dedos extremamente longos em relação ao tamanho do corpo, que espalham o peso das aves, permitindo que caminhem sobre vegetação flutuante, como nenúfares, sem afundar. Essa habilidade lhes rendeu o apelido de ‘andadores de nenúfar’.
- Alguns animais parecem ser à prova de balas. A ‘armadura’ do tatu – composta por placas ósseas conhecidas como osteoderma – pode desviar balas.
- Cangurus conseguem pular com tanta facilidade devido aos seus grandes e elásticos tendões nas patas traseiras, que funcionam como grandes molas. Conforme esses tendões se esticam e contraem, geram a maior parte da energia necessária para cada salto, diferentemente dos humanos, que usam muito esforço muscular para pular.
- As jumentas não são impermeáveis como outros equinos e têm menos capacidade de repelir a chuva do que os cavalos, pois possuem menos óleo em suas pelagens. Isso provavelmente ocorre porque as jumentas descendem do asno selvagem africano, cujos ambientes naturais são os semi-desertos quentes e climas montanhosos da África e do Oriente Médio – não regiões úmidas e chuvosas.
- Uma vaca tem quatro estômagos? Isso é o que aprendemos na escola, certo? Errado! Em vez de ter quatro estômagos, o estômago de uma vaca é dividido em quatro compartimentos distintos – rúmen, retículo, omaso e abomaso – o que leva à concepção errônea de que elas possuem quatro estômagos.
- Em 1996, Dolly a ovelha tornou-se o primeiro mamífero a ser clonado. Foi um grande avanço científico que levou diretamente às terapias modernas com células-tronco, projetadas para tratar e prevenir doenças ou condições médicas.
- Os dentes do tubarão-branco continuam a crescer. Esse predador oceânico icônico possui cerca de 30.000 dentes – mas não todos ao mesmo tempo. Diferentemente dos humanos, que crescem apenas um conjunto de dentes permanentes, os tubarões-brancos – como todos os tubarões – substituem constantemente seus dentes. Eles têm várias fileiras de dentes expostos alinhando tanto a mandíbula superior quanto a inferior. Novas fileiras de dentes se formam atrás dessas e gradualmente se movem para a frente, substituindo os dentes da frente conforme se desgastam e caem.
- Guepardos não conseguem rugir, ao contrário dos outros grandes felinos – leões, tigres, leopardos e jaguares. Isso ocorre porque a caixa vocal do guepardo tem mais em comum com felinos pequenos do que com os grandes. Os ossos da caixa vocal do guepardo formam uma estrutura fixa, com cordas vocais divididas que vibram com as respirações internas e externas. Esse design permite que esses gatos ronronem continuamente, limita a variedade de outros sons e impede que eles possam rugir.
- Os humanos não são os únicos animais a desfrutar de ‘altos’. Golfinhos usam baiacus tóxicos para ‘ficar chapados’.
- A Taipan do Interior (também conhecida como Taipan Ocidental) é a cobra mais venenosa do mundo. Seu veneno é de longe o mais tóxico de qualquer cobra e estima-se que apenas uma mordida contém letalidade suficiente para matar pelo menos 100 humanos adultos! Nomeamos a Taipan do Interior como um dos animais mais venenosos do mundo.
- Um dos animais mais estranhos do mundo, o lagarto-chifre, é capaz de atirar sangue – carregado com toxinas desagradáveis obtidas de uma dieta de formigas venenosas – de seus olhos a uma distância de até nove vezes o comprimento do corpo.
- O animal com a vida mais curta do mundo é a efêmera. Sua vida alada dura de algumas horas a poucos dias.
- Andorinhas-peregrinas passam a maior parte de suas vidas voando no ar e podem voar por quase um ano inteiro. Elas comem, bebem, se acasalam e até dormem enquanto voam!
- Filhotes de elefante sugam suas trombas para conforto. Como em todos os mamíferos jovens, o reflexo de sucção de um bezerro de elefante – que o estimula a mamar no seio da mãe – é forte. Quando um jovem não está se alimentando, sugar sua tromba pode proporcionar conforto. Embora a sucção da tromba seja mais comum nas fases iniciais da vida, elefantes de todas as idades fazem isso – até mesmo grandes e velhos touros – geralmente quando estão se sentindo nervosos ou inseguros.
- Pulgas podem pular distâncias 200 vezes o comprimento de seu corpo. O salto poderoso desse pequeno inseto sem asas é muito explosivo para ser impulsionado apenas por músculos. Em vez disso, as pulgas aproveitam a energia armazenada em dois blocos de resilina – uma proteína elástica e semelhante a molas – contidos no tórax.
- O maior inseto que já viveu foi uma “libélula” com uma envergadura de mais de 75 cm (2,5 pés).
- Tubaroes-da-Groenlândia são os vertebrados que mais vivem na Terra, com um indivíduo estimado em mais de 400 anos de idade.
- A água-viva-caixa é considerada o animal mais venenoso do mundo. Encontrada em águas marinhas costeiras ao redor do mundo, a água-viva-caixa é uma das criaturas mais mortais do oceano graças a um veneno que contém toxinas que atacam o coração, o sistema nervoso e até as células da pele de quem tiver a infelicidade de tocar em seus tentáculos.
- Alguns albatrozes são lésbicas. Quando machos são escassos, as fêmeas do albatroz-de-Laysan no Havaí formam parcerias para criar filhotes. As fêmeas jovens tendem a ser as mais aventureiras, enquanto os machos permanecem na colônia onde nasceram, o que deixa as colônias recém-formadas com uma escassez de machos. No entanto, ser um pai solteiro não é uma opção, então essas fêmeas inovadoras adaptaram-se solicitando o parceiro de outro albatroz como doador de esperma, formando então parcerias com outra fêmea para criar o filhote.
- Animais foram, infelizmente, os primeiros pioneiros dos voos espaciais, dando um grande salto para o espaço e frequentemente perdendo suas vidas no processo. Animais que foram ao espaço incluíram primatas, ratos, peixes e cães.
- Gatos foram domesticados há 4.000 anos no Antigo Egito. Inicialmente, os gatos eram valorizados por sua habilidade de matar roedores e cobras venenosas, mas pinturas em tumbas mostram que muitos desses felinos também eram animais de estimação domésticos e parte da vida familiar.
- Estima-se que existam mais de cinco milhões de espécies de insetos existentes, com mais da metade de todas as espécies animais descritas pela ciência sendo insetos.
- A musaranho-herói super forte do Congo pode suportar ser pisada por um humano, graças ao seu esqueleto incomum – especificamente, a região lombar inferior da coluna vertebral. Enquanto a região lombar dos humanos compreende cinco vértebras, a lombar da musaranho-herói possui de 10 a 11, cada uma adornada com inúmeros processos, saliências e nódulos que parecem algo entre uma escultura de Henry Moore e um brócolis Romanesco. O resultado é uma coluna vertebral quatro vezes mais robusta do que a de qualquer outro mamífero de seu tamanho.
- À noite, um dos peixes mais estranhos do mundo, o peixe-papagaio, cria uma bolha de muco que se incha e o cobre completamente, de modo que, em cerca de 30 minutos, o peixe está descansando dentro de um saco de muco surpreendentemente espaçoso que o protege de predadores.
- Existem animais que podem mudar de sexo. Alguns animais possuem maneiras bastante extremas de garantir a transmissão eficiente de seus genes – mudando de sexo. Existem várias razões pelas quais mudar de macho para fêmea ou vice-versa pode ser vantajoso, dependendo muito do ambiente físico e social de uma espécie particular. Animais que podem mudar de sexo incluem o dragão-barbudo, o peixe-palhaço, rãs-verdes e o wrasse-de-cabeça-azul.
- Pássaros podem contar o número de ovos em seus ninhos. A maioria dos pássaros percebe quando seu ninho está completo através da estimulação tátil da sua mancha de postura, a área sem penas em suas barrigas que aquece os ovos. Mas há evidências de que algumas espécies de pássaros contam seus ovos visualmente.
- Cientistas descobriram um alfabeto usado por baleias. Em um estudo emocionante, publicado na Nature Communications, pesquisadores revelaram que a comunicação das baleias-cachalote envolve estruturas complexas semelhantes à linguagem humana. Pesquisadores do MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) e do Project CETI (Cetacean Translation Initiative) usaram aprendizado de máquina para analisar mais de oito mil códigos do conjunto de dados do Projeto Baleia-Cachalote de Dominica (DSWP) e usaram os dados para definir um tipo de alfabeto fonético.
- A maior cobra que já viveu tinha 15 metros de comprimento – não é algo que você queira encontrar em uma noite escura! A cobra data do período Eoceno Médio e os cientistas acreditam que essa colossal serpente teria sido uma predadora de emboscada que constritia suas presas até a morte.
- Sabia que existem pássaros venenosos? Na verdade, há alguns. Os pássaros foram o último grande grupo de vertebrados em que veneno ou toxinas foram identificados por cientistas, embora pessoas locais soubessem há muito tempo que algumas aves têm gosto ruim e causam dormência ao serem manuseadas. Espécies de pássaros venenosos incluem o pitohui-capuz e o ifrita-de-tampa-azul – e os ornitólogos acreditam que pode haver mais pássaros venenosos por aí.
- Polvos jogam objetos nos vizinhos. Os polvos sombrios da Austrália precisam de seu espaço pessoal e têm uma maneira única de garantir isso. O cientista Peter Godfrey-Smith afirma: “Há vários casos em que um macho está incomodando uma fêmea para acasalar, e a fêmea joga objetos nele. Há outro caso entre duas fêmeas que estavam lutando e cutucando uma à outra, e os lançamentos faziam parte desse tipo de comportamento de ‘saia do meu caminho’.”
- Pinguins com crista ereta estranha põem um ovo e meio. Algumas aves põem 20 ovos por ninho; outras põem apenas um. A maioria fica em algum lugar no meio. No entanto, existe uma espécie pouco conhecida de pinguim que põe um ovo e meio. Essa estratégia de postura altamente incomum, na qual o primeiro dos dois ovos que eles põem é apenas metade do tamanho do segundo e não é incubado pelos pais, nunca eclode.
- Orcas trabalham juntas para atacar tubarões-brancos. Tubarões-brancos (conhecidos simplesmente como tubarões-brancos pelos cientistas) e orcas são ambos predadores de topo, capazes de matar muitas outras criaturas, mas raramente são atacados. No entanto, imagens de vídeo e pesquisas de um estudo sul-africano publicado na revista Ecology sugerem que as orcas são os predadores marinhos de topo de todos – e que os tubarões-brancos estão bem cientes desse perigo.
- Os longos pescoços das girafas não são apenas para alcançar folhas além do alcance de seus competidores, mas também para lutar. Seus pescoços longos são usados durante disputas por dominância, quando os machos balançam suas cabeças armadas contra os corpos uns dos outros, com o pescoço funcionando como a longa alça de um bastão, aumentando a força do golpe.
- A maior migração de mamíferos terrestres do mundo é conhecida como a Grande Migração do Nilo e envolve aproximadamente seis milhões de antílopes.
- Além de caranguejos, camarões e outras criaturas marinhas, o tubarão bonnethead também gosta de erva-marinha, tornando-o o único tubarão conhecido como onívoro.
- O animal com o maior pênis é, previsivelmente, o maior animal do mundo – a baleia-azul. No entanto, proporcionalmente ao tamanho do corpo, o pato-argentina do lago tem o maior pênis, que é aproximadamente do mesmo comprimento que ele.
- Sanguessugas podem pular! Não é talvez a ideia mais agradável – e provavelmente algo que faz você estremecer.
- Uma cobra voadora parece saída de um pesadelo, mas ela existe – embora tecnicamente sejam mais planeadoras do que voadoras. Elas podem planar por cerca de 100 metros e são os únicos vertebrados sem membros conhecidos que podem planar pelo ar.
- Os menores gatos do mundo medem pouco mais de 35 cm. A disputa pelo título é entre o gato-malhado (Prionailurus rubiginosus) e o gato-de-patas-negras (Felis nigripes). Cada um é a menor espécie em seu continente – o gato-malhado na Ásia e o gato-de-patas-negras na África.
- Se perguntando qual é a ave mais forte do mundo? Você poderia pensar que esse título pertenceria a algum membro poderoso da família das águias ou ao avestruz, a maior ave viva do mundo. Mas, inacreditavelmente, libra por libra, a coroa da ave mais forte vai para o tobeiro-preto.
- O pássaro com o bico mais longo em relação ao tamanho do corpo é o tucano-toco, cujo bico chamativo representa até um terço da área superficial de seu corpo.
- Existe um mamífero que pode sobreviver ao congelamento. O único mamífero capaz de resfriar-se abaixo de zero é o esquilo-do-território-ártico. Durante uma hibernação de oito meses, sua temperatura central cai para –2,9°C. Ele sobrevive ‘super-resfriando’ seu corpo, de modo que a água em seu corpo não consegue formar cristais ao redor de um núcleo e congelar completamente.
- Existe um café feito a partir de grãos extraídos das fezes da civeta-palma-asiática. Parecendo uma mistura entre um gato e uma mangusto, a civeta adora a polpa das bagas de café, mas não consegue digerir adequadamente os grãos, que emergem inteiros quando ela defeca. Esses grãos são então coletados e vendidos como Kopi Luwak, aclamado de várias formas como “o Santo Graal dos cafés” e “a bebida mais exótica do planeta.”
Com informações da discoverwildlife