fbpx
Fruta Pudim de chocolate delicie-se com esse sabor

Sapota Preta Fruta com sabor de Pudim De Chocolate

Seria possível degustar de uma fruta com textura e sabor de pudim de chocolate? Se sua resposta foi sim. Está correto! Certamente ficou curioso para saber mais sobre essa fruta diferente, não é?

Neste texto iremos detalhar mais sobre a fruta pudim de chocolate, também conhecida como sapota preta, que é na verdade uma fruta, macia e comestível, de uma árvore semelhante ao caqui.

A fruta pudim de chocolate não é uma receita de pudim, como pode se está pensando. Ela é uma fruta com características inusitadas que detalharemos a seguir.

Mas o que é Sapota Preta?

A sapota preta é uma árvore originariamente nativa das regiões da América Central e do México, que pode alcançar aproximadamente 20 metros de altura. Cientificamente, ela é do mesmo gênero do Caqui “Dyospiros kaki”.

A fruta dessa árvore está conquistando o paladar e a preferência de muitas pessoas, uma vez que o sabor se assemelha muito a de um pudim de chocolate. Essa principal característica atribuiu a fruta o nome de fruta pudim de chocolate.

A fruta da sapota preta tem uma casca de cor amarelo-verde, com aproximadamente 10 cm, mas não é comestível.

Aliás, enquanto verde a polpa é branca e tem o gosto adstringente e irritante. Porém, quando amadurece se torna marrom e adquiri o sabor doce e suculento semelhante ao cacau.

Sapota Preta com sabor de chocolate

A sapota preta fica madura quando a casca da fruta fica com o aspecto de enrugada e com uma cor próxima a verde-amarronzada.

Vale a pena evidenciar que cada fruta vem com 12 sementes duras e achatadas. Além disso, a propagação é feita geralmente a partir da semente e demora 30 dias para germinar.

O interessante é que essa fruta pode ser utilizada de duas formas, uma como o principal ingrediente para fazer alguma sobremesa ou então ser servida ao natural.

Cultivo da Sapota Preta

A fruta pudim de chocolate apesar de ter suas origens no México, é cultivada também na República Dominicana, Flórida, Guatemala, Filipinas, Havaí e Cuba.

O cultivo da sapota preta nessas e outras regiões só é possível, pois a planta consegue se adaptar facilmente a condições climáticas tropicais e subtropicais de baixa e média altitude, com características de quente e úmido.

Além do clima, a sapota preta pode ser cultivada também em diversos tipos de solo, incluindo os ricos em calcários, desde que seja irrigado regulamente, mas sem deixar encharcar.

Fatos curiosos da fruta

Apesar do parentesco com as outras espécies de plantas de gênero semelhante, a exemplo do Caqui, a sapota preta não aguenta longos períodos de estiagens.

A planta ainda consegue suportar temperaturas baixas entre 6 e 8 graus Celsius, sendo que o ideal é de mais de 10 graus Celsius.

Após germinar, o crescimento da sapota preta é relativamente lento, sendo uma característica comum durante os primeiros quatro anos de cultivo.

Apesar de ser cultivado em ambiente natural, mantendo as condições ideais de cultivo com a inclusão de adubos orgânicos, pode-se plantar a sapota preta em ambiente doméstico e degustar dos frutos no término do verão.

Fruta Pudim De Chocolate Delicie-Se Com Esse Sabor

O alimento natural com gosto de pudim de chocolate é rico em vitamina “E”, e é muito utilizado inclusive como medicamento natural. O consumo da fruta proporciona inúmeros benefícios a nossa saúde, como fortalecimento do sistema imunológico, calmante, diurético, e na manutenção de uma pele mais hidratada e saudável.

Certamente, ao descrever as características marcantes dessa fruta exótica é o suficiente para gerar uma vontade de provar. Mas infelizmente a sapota preta é uma fruta difícil de ser encontrada do Brasil, a não ser nas grandes feiras.

Então, o que você achou de nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Todos os Fatos