Os combustíveis fósseis têm sido um dos recursos naturais mais utilizados pelo homem por décadas. Entretanto, vários países já observaram que a queima dessa fonte de energia é responsável pela emissão de uma grande quantidade de poluentes no meio ambiente, além de ser um recurso finito.
Recentemente, fatores econômicos, como os aumentos sucessivos da gasolina têm feito muitos repensarem e procurarem outras fontes de energia alternativas.
Independente disso, muitas pessoas ao redor do mundo já estavam reabastecendo seus veículos com diferentes tipos de combustíveis. Veja, a seguir, oito combustíveis alternativos à gasolina.
Diesel
Desde 1976, o diesel só está disponível em veículos de carga, transporte de massa ou off-road com peso superior a uma tonelada, uma vez que é um combustível que garante mais força para o desempenho do motor. E é essa a maior razão pela qual em carros comuns não podem ser usados. Sua maior vantagem é o baixo consumo e a aceleração mais forte. O maior obstáculo é que os carros movidos a diesel são mais fortes e, portanto, mais caros.
Gás Liquefeito de Petróleo – GLP
O GLP é uma mistura de gases condensáveis, incluindo propano e butano. Além de ser mais barato, polui menos e fornece a mesma potência de um carro movido a gasolina.
Entre os pontos negativos está o alto custo de conversão de carros para sistemas de GLP, abastecimento insuficiente nos postos de combustíveis e a proibição de circulação em alguns locais, além da durabilidade inferior ao da gasolina, aumentando o consumo. Eles também apontam que os carros movidos a GLP são perigosos porque podem explodir.
Combustíveis a Base de Etanol
O etanol é classificado como um biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar, ou seja, um recurso natural renovável. Além de ser uma fonte renovável, emite menos poluentes para o meio ambiente.
Entretanto, o etanol tem baixa eficiência de combustão em baixas temperaturas e a produção desse combustível pode resultar em um desmatamento extensivo. Agregado a isso ainda há, o alto valor de comercialização que o torna menos atrativo que a gasolina.
Combustíveis com Metanol
Na década de 80, o Brasil passou por um período de escassez de etanol. Foi nesta fase que o metanol foi importado dos Estados Unidos. Suas principais vantagens são o baixo custo e o curto tempo de reação.
O problema é que, além de corroer o aço e ser altamente venenoso, possui uma chama invisível que dificulta o controle do fogo que libera. Portanto, atualmente é usado apenas para produzir biodiesel.
Combustíveis de Querosene
O querosene é derivado de fósseis e é feito pelo refino de petróleo. É um combustível de baixo custo e relativamente seguro porque não é corrosivo.
No entanto, libera gases tóxicos, incluindo dióxido de enxofre e monóxido de carbono. Outra ressalva é a sua inflamabilidade. É usado principalmente em países que enfrentam o problema de uma fonte confiável de eletricidade, de preferência para iluminação.
Combustíveis ecológicos Biodiesel
O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de fontes vegetais e misturado com etanol ou metanol. Assim como o diesel, existem regulamentações sobre o licenciamento de seu uso. A maior vantagem é o baixo custo de produção, energia renovável e menor poluição. A produção de biodiesel, por outro lado, exige o desmatamento para o cultivo de grãos, levando ao aumento de subprodutos utilizados na cadeia produtiva, a exemplo do leite e do óleo.
Gás Natural Veicular – GNV
O gás natural automotivo ou veicular – GNV é uma alternativa muito comum. Embora seja de origem fóssil, tem as vantagens de ser econômico e menos poluente que a gasolina. Porém, um carro equipado com GNV perde potência, perde espaço no porta-malas, perde a garantia de fábrica do veículo, sem falar no alto custo de instalação de um pacote de gás.
Como o gás natural veicular não é um combustível rico em CO2 e CH4, responsáveis pelos gases do efeito estufa, ele contribui para a redução do aquecimento global.
A Eletricidade como Combustível
A eletricidade ganhou espaço como combustível com o desenvolvimento da Tesla, grande fabricante de veículos elétricos de alto desempenho. Sua maior vantagem é a eficiência, que é três vezes mais eficiente e menos poluente que a gasolina.
No entanto, a origem da produção de eletricidade e as baterias usadas nos carros permanecem questões em aberto, pois são derivadas de combustíveis fósseis. A distribuição dos postos de abastecimento e o alto custo desses veículos também são problemáticos para a realidade brasileira.
Fontes: Cobli Prepara Enem Auto Esporte Canal Bio Energia Car Treatments It Still Runs Pemavel Garagem360 Standvirtual Carros Online