fbpx
7 exercícios físicos que fazemos sem perceber

7 exercícios que fazemos e não percebemos

Fazer exercícios diários e de forma moderada sempre favorecem uma qualidade de vida mais saudável. Até mesmo uma leve caminhada já faz uma grande diferença para a nossa saúde, uma vez que os exercícios estimulam a liberação de substâncias essenciais para o fortalecimento de nosso organismo.

Apesar de estudos comprovarem os benefícios das atividades físicas, ainda há pessoas que relutam em não aderir essa prática como um hábito diário. Os motivos são diversos, como a falta de tempo, exercícios repetitivos e monótonos e até mesmo a falta de uma infraestrutura apropriada. Entretanto, a prática de exercícios físicos já está no nosso dia a dia e não percebemos.

1 – Levar o pet para passear faz bem para a saúde

Levar o melhor amigo para dar uma volta já é um exercício físico, uma vez que você estará fazendo uma caminhada. Normalmente, a caminhada é muito indicada para aqueles que estão iniciando e querem buscar uma atividade mais leve.

saúde

Segundo especialistas, a caminhada melhora o sistema circulatório, o nível de colesterol, auxilia no controle do peso e da pressão arterial. Uma caminhada de 30 minutos por dia é mais do que suficiente.

2 – Os benefícios para a nossa saúde ao organizar a casa

Uma atividade que envolve vários exercícios simultaneamente. Há pesquisas que comprovam que as tarefas domésticas ajudam a manter o corpo mais ativo e estimulam a coordenação motora. Limpar e organizar a casa, manter a louça limpa ajudam não apenas na queima de calorias, mas como também nos dão a satisfação de que as tarefas de casa estão em dias.

3 – Nossa saúde e a prática da dança

Quem não gosta de sair para dançar? Da mesma forma que um exercício aeróbico, a dança ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis. A memorização dos passos, os movimentos do corpo, tudo isso melhoram o sistema cardiovascular, melhoram desenvolvimento cognitivo.

A dança é responsável por liberar substâncias que tem um papel importante para nossa saúde, a serotonina e endorfina, que proporcionam a sensação de bem-estar. Não é à toa que a dança é uma das principais atividades praticadas nas academias.

4 – Cuidar dos filhos

Cuidar dos pequenos também exige muita energia e disposição. Na verdade, os pais acabam desenvolvendo uma condição física curiosa nesta etapa da vida. O ato de brincar envolve a prática de exercícios aeróbicos, força e até de resistência.

saúde

Correr atrás dos filhos pequenos, seja para brincar, seja para protegê-los de algum perigo acabam ajudando na perca de calorias. Deve-se destacar que o ato de carregar o filho no colo estimula também o fortalecimento da estrutura muscular dos pais, principalmente quando os pequenos vão crescendo.

5 – Ficar em pé é bom para a saúde

Em certas ocasiões já ficamos em pé esperando uma carona ou até mesmo o transporte coletivo. O fato de esperar algo em pé pode até parecer um pouco entediante, mas ajuda bastante no sistema circulatório e na redução dos níveis de açúcar no corpo.

Deve-se ter em mente que nem sempre tudo em excesso é bom para a saúde. Ficar em pé pelo menos 2 horas por dia é o mais indicado pelos médicos.

6 – Andar de bicicleta

Há de se considerar que algumas pessoas utilizam a bicicleta, como um entretenimento, outras como um meio de transporte eficiente. Entretanto, o simples ato de pedalar já ajuda no fortalecimento da musculatura, melhora o sistema cardiorrespiratório e no condicionamento físico.

saúde

Em algumas cidades é até mais válido utilizar a bicicleta como meio de transporte, uma vez que se evita o congestionamento e contribui para a preservação do meio ambiente, visto que não há emissão de poluentes. Pode-se afirmar que a prática do ciclismo, une diversão, contribui para preservar a natureza e ainda faz bem para a saúde.

7 – Subir escada melhora nossa saúde

Na maioria dos lugares que frequentamos sempre há escadas a exemplo de prédios comerciais, prédios residenciais, shoppings, algumas instituições públicas, grandes supermercados e até em casa. Neste caso, não há a necessidade de procurar um arranha-céu para subir uma escada. Basta substituir o elevador ou a escada rolante pela escada quando for a esses lugares.

Só para se ter uma ideia, subir 09 andares de escada é o equivalente a uma corrida de 30 minutos. Essa prática melhora a frequência cardíaca, o sistema respiratório, além de fortalecer a musculatura das pernas.

Todos os Fatos