fbpx
Seu celular caiu na água. O que fazer?

Seu celular caiu na água. O que fazer?

Seu celular caiu na água? E agora? Nós sempre pensamos que esse tipo de acidente só acontece com as outras pessoas. Sabemos que nosso celular nos acompanha em todos os lugares, seja no trabalho, na escola, na piscina, na praia e há inclusive quem o leve ao banheiro!

Neste caso, pode-se ocorrer alguns acidentes, principalmente os relacionados ao contato do celular com a água. Pensando nisso trouxemos algumas dicas que poderão ajudar você, caso ocorra esse tipo de incidente.

Desmonte o Celular

Remova rapidamente o celular da água. Pode ser que depois de cair na água, o smartphone não ligue mais, a tela fique preta ou a touchscreen não funcione corretamente. Mas independente disso e antes de realizar qualquer procedimento é sempre aconselhável verificar se o dispositivo está desligado, caso contrário desligue-o para garantir que o concerto seja realizado com sucesso.

Seu celular caiu na água. O que fazer?

Retire cuidadosamente todos os componentes removíveis do seu smartphone, como por exemplo a bateria, o cartão de memória e cartão SIM. Nos aparelhos mais avançados não é possível remover a bateria, neste caso, não é preciso se preocupar, uma vez que é menos um ponto de acesso da água.

Em seguida, limpe cuidadosamente as partes do seu celular com um pano de microfibra seco ou utilize uma toalha de papel, neste último caso, pressione levemente a toalha de papel para evitar arranhões.

Outro ponto a ser considerado são as entradas de conexões dos dispositivos periféricos, como por exemplo a entrada micro USB, plug do fone de ouvido. Esses orifícios são pontos de acesso da água a estrutura interno do celular. Neste caso, é aconselhável deixar o aparelho em pé apoiado em algo, para que os resíduos de água saiam por esses orifícios.

Arroz, uma Solução Alternativa

A limpeza do circuito interno do celular é uma das tarefas mais delicadas de serem realizadas e por isso requer muito cuidado.  Um pequeno resquício de água pode ocasionar a oxidação desses componentes internos e interferir no funcionamento do celular. Um dos recursos bastante úteis nesta etapa, é utilizar o arroz.

Seu celular caiu na água. O que fazer?

Sabe-se que no cultivo do arroz é necessário água em abundância, visto o seu alto poder de absorção. Partindo dessa condição, coloque o aparelho celular em uma caixa ou saco hermético por 48 horas com arroz.

Água Salgada Causa Danos Irreversíveis

As chances de recuperar um celular que caiu na água doce são muito maiores do que um smartphone que caiu na água do mar.

O sal deteriora rapidamente os componentes eletrônicos. Contra todas as probabilidades, para tentar salvar um telefone celular que caiu na água salgada, você deve primeiro começar a enxaguar o telefone com água doce para remover os resíduos de sal.

Seu celular caiu na água. O que fazer?

Produtos Especializados

Há no mercado produtos disponíveis que podem ajudar a evitar o processo de oxidação, caso o celular seja imerso acidentalmente em água, a exemplo da solução de isopropanol. A substância de isopropanol remove vestígios de oxidação ou corrosão de seu telefone celular.

Na verdade, esse produto torna possível limpar completamente as placas-mãe e componentes eletrônicos. O isopropanol possui propriedades de limpeza e desengordurante de componentes eletrônicos sem deixar resíduos.

Seu celular caiu na água. O que fazer?

Muito semelhante ao arroz, a solução de absorção de umidade é uma alternativa interessante. Esse produto é muito utilizado para conter a umidade de ambientes úmidos e fechados.

As caixas de antimofo são especializadas contra a oxidação de smartphones. Fácil de usar, é aconselhável colocar seu celular juntos com os grãos em uma bolsa hermética. O tempo de espera é de aproximadamente 48 horas até que os grânulos mudem de cor.

O Que Não Fazer com o celular

Não é aconselhável utilizar os aparelhos como aspirador de pó ou secador de cabelo, uma vez que esses dispositivos podem piorar o risco de oxidação dos componentes interno do aparelho ou até mesmo remover algum componente eletrônico do lugar.

Então, o que você achou de nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Todos os Fatos