Sabemos que, de acordo com os nutricionistas, um cardápio colorido seria o ideal e muito mais saudável para todos nós. Frutas e verduras são fontes naturais de nutrientes essenciais para manter nosso organismo sempre saudável.
Entretanto, há regiões pelo mundo que possuem condições climáticas que desfavorecem o cultivo de determinadas espécies de plantas em detrimento de outras espécies. Neste caso, observamos a Natureza criando meios para se manter viva através de um ecossistema diferente, adaptado a nova realidade.
Plantas, frutas e legumes entre outros alimentos naturais acabam sendo recriados pela Natureza e com isso acabam surgindo espécies incomuns, a exemplo de uma fruta muito pouco conhecida, o Pineberry.
Uma fruta exótica
O Pineberry é uma fruta exótica e chama bastante atenção por ser um morango branco, com sabor de abacaxi. Na verdade, ele é o cruzamento natural de duas espécies: “Fragaria Chiloensis” e “Fragaria vriginiana”.
A “Fragaria Chiloensis” é um tipo de morango comum das regiões do Chile, enquanto a “Fragaria Virginiana” é uma espécie de morango cultivado nos Estados Unidos e Canadá.
O nome faz referência aos aspectos exóticos da fruta, sendo resultado da combinação das palavras em inglês “pineapple”, que significa abacaxi e “Strawberry” que significa morango.
O pineberry ao nascerem apresentam uma cor esverdeada e com o decorrer do crescimento vão adquirindo uma tonalidade rosa mais clara.
Uma das características principais é a cor inversa ao morango tradicional, pois quando está madura é completamente branca e com sementes vermelhas. Já ao comparar o tamanho, ele é bem menor que o morango tradicional, medindo cerca de 15 a 23 mm.
Outro ponto a evidenciar, sobre as definições e características do Pineberry são as sementes. Essas quando ficam vermelhas indicam que o fruto está maduro e pronto para ser consumido.
A história do Pineberry
A descoberta do morango exótico foi nas terras Chilenas em 1700. Posteriormente, foram levados à França atingindo outras partes do mundo. Na antiguidade, eram comercializados na América Central e América do Sul.
Apesar de ser um fruto raro e nutritivo, em 2003 quase foram extintos. O fato só não aconteceu porque alguns agricultores holandeses decidiram cultivá-lo e salvar a espécie.
Fatos curiosos do Pineberry
O Pineberry possui um forte aroma e sabor do abacaxi tropical. Além disso, a planta é muito resistente a doenças, no entanto não é economicamente rentável, uma vez que os frutos são pequenos e cada planta produz poucos morangos, fatores que os tornam bastante caros.
Os teores nutricionais são semelhantes aos morangos comuns. Inclusive é fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes. Ou seja, o morango com sabor de abacaxi aumenta a imunidade do organismo, sendo essencial para manter uma vida saudável. O melhor das duas frutas em uma só.
A planta pode ser cultivada em ambiente doméstico, desde que mantidas as condições ideais para o crescimento da planta, como Sol e umidade. A umidade é essencial para o crescimento e equilíbrio da planta. O Pineberry não tolera climas frios e longos períodos de geada.
Conhecido como “Ananassafraguaria” devido as singularidades com o Abacaxi, uma vez que esse é o nome como o abacaxi é conhecido em várias regiões da América.
O Pineberry é uma fruta exótica rara, devido as dificuldades de cultivo e por dar frutos poucas vezes ao ano, não sendo cultivada em grandes proporções aqui no Brasil.
O cultivo da planta não é rentável, devido aos altos custos envolvidos na produção e ao tamanho da fruta.
Esse Morango abacaxi, apesar da rara, não é algo novo, visto que empresas de jardinagem no Reino Unido possuem outros tipos da mesma espécie de morango disponíveis, como a White Delight e a White Soul.
Então, o que achou de nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais!