fbpx
Esqui Aquático

Esqui Aquático, Quem Inventou O Esporte Mais Popular Do Mundo

Como surgiu o esporte, esqui aquático? Ralph Samuelson, um americano, teve uma ideia incrível depois de passar um inverno esquiando nas altas colinas dos Estados Unidos junto outras crianças: por que não tirar o esqui da neve e levá-la para a água? Então, no verão de 1922, ele tomou a decisão de pôr em prática a ideia.

Quando Samuelson tentou esquiar pela primeira vez no lago Pepin, em Minnesota, ele tinha apenas 18 anos. Foram inúmeras tentativas antes de finalmente conseguir tornar o esqui um dos esportes aquáticos mais populares do mundo.

O reconhecimento de uma invenção

Em julho de 2022, o esqui aquático completou 100 anos, o que é particularmente significativo para a população de Lake Community, cidade onde nasceu Ralph Samuelson. Para que ninguém jamais esquecesse a contribuição de um dos seus nativos para o mundo, os moradores da região decidiram festejar.

As autoridades de Lake City decidiram também instalar um monumento de bronze em tamanho real do inventor em 2 de julho às 16h11, horário em que Samuelson conseguiu sair do lago em esquis atracados ao barco de seu irmão há exatos 100 anos. Nas praias do Lago Pepin, o monumento será colocado no Ohuta Park and Beach.

Esqui Aquático

O monumento foi criado pela Brodin Studios, com sede em Kimball, Minnesota, com dinheiro arrecadado pelas autoridades de Lake City, aproximadamente US$ 75.000 no total. O chefe da divisão de turismo da prefeitura de Lake City em entrevista ao Star Tribune, enfatizou: “Queremos que as pessoas parem e tirem fotos com Ralphie”.

O surgimento do esporte, Esqui Aquático

Ralph Samuelson é conhecido como o idealizador do esqui aquático, embora nem sempre tenha recebido o crédito que merece. Historiógrafos afirmam que ele tentou praticar o esqui aquático pela primeira vez em um aquaplano, uma prancha de tamanho considerável empurrada pelo barco de seu irmão. Ele havia esquiado uma longa distância já em 28 de junho de 1922, empregando essa técnica.

Ele estava ciente de que poderia melhorar. Os esquis de neve foram usados ​​várias vezes antes dele reconhecer que precisava de um dispositivo que pudesse cobrir mais a superfície da água. Ele usou duas tábuas de pinho com 2,5 metros de comprimento e 20 centímetros de largura para fazer novos esquis em seu quintal usando a criatividade.

Esqui Aquático

Samuelson aqueceu as pontas da prancha para dobrá-las e acrescentou tiras de couro para prender os pés. Uma multidão logo se reuniu ao redor do lago para testemunhar Samuelson fazer inúmeras manobras incríveis, uma vez que aprendeu a técnica necessária para permanecer em pé na água.

Infelizmente, ele teve uma breve carreira como esquiador aquático. O esquiador sofreu uma lesão nas costas em um acidente de construção no ano de 1927, obrigando-o a desistir definitivamente do esporte. Demorou para ser reconhecido como o idealizador do esporte, pois nunca registrou a patente de seus esquis aquáticos. Apesar de ter sido vítima de câncer em 1977, Samuelson finalmente atraiu atenção com o resultado de seus esforços.

Fonte Smithsonian Mag

Todos os Fatos