A escalada esportiva é uma modalidade moderna que ganhou enorme popularidade nas últimas duas décadas. Trata-se de um esporte jovem e misto – com 39% dos praticantes tendo menos de 18 anos – realizado tanto ao ar livre quanto em ambientes urbanos, de forma indoor. Atualmente, há mais de 25 milhões de escaladores distribuídos em 150 países ao redor do globo.
Em 1985, um grupo de escaladores se reuniu em Bardonecchia, próximo a Turim, Itália, para um evento denominado “SportRoccia”, que se tornou a primeira competição de lead organizada, na qual os participantes escalavam dentro de um limite de tempo estabelecido. No ano seguinte, foi realizado o primeiro evento competitivo em uma parede de escalada artificial em Vaulx-en-Velin, perto de Lyon, França.
Visão Geral das Regras
Nas Olimpíadas, a escalada esportiva compreende três modalidades: boulder, velocidade e lead. No boulder, os atletas escalam paredes de 4,5 metros de altura sem o uso de cordas, em um tempo limitado e com o menor número de tentativas possível. A velocidade é uma corrida espetacular contra o relógio, composta por eliminatórias individuais que exigem precisão e explosividade. Os melhores escaladores conseguem conquistar uma parede inclinada a cinco graus e com 15 metros de altura em menos de seis segundos para homens e menos de sete segundos para mulheres.
No evento de lead, os competidores tentam escalar o máximo possível em uma parede com mais de 15 metros de altura durante seis minutos, sem conhecer previamente a rota. As rotas desse evento tornam-se progressivamente mais complexas e desafiadoras, exigindo dos atletas plena capacidade física e mental.
Durante os Jogos de Tóquio, cada atleta participou das três disciplinas, e as pontuações finais refletiram os resultados combinados das competições. O escalador com a menor pontuação conquistou a primeira medalha de ouro olímpica na história da escalada esportiva.
Para Paris 2024, duas competições irão coroar seus respectivos campeões olímpicos na escalada esportiva. Uma delas será uma competição combinada de boulder e lead, enquanto a outra focará exclusivamente na modalidade de velocidade.
Histórico Olímpico
A escalada esportiva fez sua estreia no cenário olímpico durante os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018. Embora o evento não tenha recebido grande divulgação, o público ficou impressionado com o espetáculo e a emoção proporcionados por esse esporte dinâmico. Após o sucesso nas competições juvenis, a escalada esportiva foi oficialmente incorporada ao programa olímpico nos Jogos de Tóquio 2020.
A originalidade das modalidades, aliada à natureza visual, estética e empolgante da disciplina, torna a escalada esportiva extremamente popular e amplamente praticada entre os jovens, podendo ser realizada em diversos ambientes, sejam eles urbanos ou naturais. Além disso, a escalada esportiva será um dos quatro esportes adicionais de Paris 2024, ao lado do breaking (fazendo sua estreia olímpica), surfe e skateboarding, e também fará parte do programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Com informações da olympics
Imagens: Pixabay