Os termos “formiga-de-Cabo-Verde”, “tocandira” e “tucandeira” referem-se a Paraponera clavata, a formiga com a picada mais dolorosa entre as mais de 950.000 espécies de insetos identificadas até agora. Ela tem uma picada que pode causar uma dor quase insuportável e o veneno pode durar entre 12 e 24 horas.
É um inseto natural das matas tropicais da América do Sul e Central e, com apenas 2,5 cm de comprimento, impressiona pelo estrago que pode causar. Há quem afirme que seu veneno pode resultar em alucinações e até mesmo provocar a paralisia temporária. Descubra mais sobre essa impressionante formiga a seguir.
1 – A picada mais dolorida e não letal
Dos mais de 950.000 insetos catalogados em todo o mundo, diz-se que a espécie tem a mordida que causa mais dor. O veneno em sua picada tem como consequência uma série de sintomas, incluindo febre, náusea, tremores e arritmia cardíaca.
Mesmo assim, o veneno não letal promove o conceito de que eles não são criaturas agressivas. Eles inicialmente usam suas mandíbulas como proteção antes de usar o ferrão, mesmo quando se sentem ameaçados.
2 – Um ritual do povo Sateré Mawé
Atribui-se ao povo Sateré Mawé, que vive no centro do rio Amazonas, a criação da cultura do guaraná. Esse feito só foi possível depois de cultivarem o guaraná em proveito próprio e após a criação de um método de preparo apropriado.
Essa tribo também é conhecida por manter um ritual de passagem que utiliza as formigas tucandeiras. Os adolescentes da tribo passam por uma cerimônia chamada “Festa da Tocandira” para se tornarem adultos.
Luvas feitas de palha são decoradas com penas de arara e gavião e pintadas com jenipapo. Os adolescentes devem colocar a mão dentro da luva para serem picados pelas formigas cabo-verdianas depois de terem sido enchidos com várias delas.
3 – Uma das maiores da espécie
Cada aspecto da vida é uma questão de contexto. Diz-se que uma das maiores espécies de formigas do mundo vem das ilhas de Cabo Verde. As maiores são cerca de quatro vezes maiores que as outras formigas comuns e podem crescer até 3 cm de comprimento.
O fato de a rainha toucandeira muitas vezes ter o mesmo tamanho das operárias é um atributo notável. Curiosamente, a Dinoponera, espécie amazônica que pode crescer até 4 centímetros, é a maior formiga já registrada. Ela atende pelo apelido depreciativo de “falsa-tocandira”.
4 – Alimentação a base de carne
Esta espécie de formiga se alimenta principalmente de artrópodes minúsculos e néctar de frutas das áreas em que vivem. Mas, um estudo de especialistas em 2020 revelou que as formigas de Cabo Verde também têm propensão a comer restos de animais mortos.
Essa descoberta alterou a maneira como vimos esse inseto, pois sugere que eles podem estar fortemente envolvidos na degradação de materiais orgânicos nas florestas tropicais. No entanto, não se preocupe, os seres humanos não estão no cardápio dessas formigas.
5 – São vulneráveis a um parasita
Embora tenham um veneno potente, as formigas de Cabo Verde têm um adversário muito indesejável. Trata-se da mosca forídea, Apocephalus paraponerae, que é atraída por feromônios para as feridas da toncandira. Na maioria das vezes, essas lesões são causadas pelas espécies que lutam contra outros insetos por comida.
As moscas vão até as formigas e colocam seus ovos nelas quando detectam os feromônios. Grandes quantidades de material são depositadas e, em apenas três dias, uma tucandeira pode produzir até 30 larvas. É a morte para o nosso personagem, com certeza.
Fontes: BBC, Meus Animais, Fact Animal, All That's Interesting, Guia Animal, Povos Indígenas do Brasil
Imagem: Wikimedia Commons