Quando pensamos em comida japonesa, o sushi logo vem à mente. Mas a culinária japonesa é muito mais do que isso. A refeição típica japonesa geralmente inclui arroz ou macarrão, sopa e okazu (acompanhamentos) feitos de carne, peixe ou vegetais. Basta adicionar um pouco de miso, dashi ou molho de soja para completar o prato! Os japoneses acreditam firmemente que uma refeição deve satisfazer os cinco sabores básicos: doce, azedo, salgado, amargo e umami.
Além disso, a culinária japonesa pode oferecer benefícios à saúde, como baixos índices de obesidade e doenças cardíacas, além de uma expectativa de vida elevada. Em 2013, a UNESCO reconheceu o washoku — as tradições de preparo e consumo de alimentos locais — como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Pratos japoneses de dar água na boca
1. Sushi
Embora famoso como prato japonês, o sushi tem origem na China, onde era chamado de Narezushi. Não precisa ter peixe cru; na verdade, “sushi” se refere a qualquer prato feito com arroz avinagrado. Esse arroz pode vir acompanhado de diferentes recheios, como nori, peixe cru, tofu, vegetais, frutas e até carne, sendo enrolado em algas com a ajuda de esteiras de bambu.
2. Tempurá
Tempurá é uma iguaria frita. Consiste em pedaços de carne, peixe ou vegetais envolvidos em uma massa leve de tempurá e fritos até ficarem dourados. Pode ser consumido sozinho ou como acompanhamento de tigelas de arroz ou macarrão.
3. Sukiyaki
Este é um prato à base de carne bovina. Embora em outras receitas a carne seja frita, no sukiyaki, como indica o sufixo “-yaki” (grelhado ou frito), a carne é cozida lentamente em uma panela com saquê, mirin e açúcar. A carne, fatiada finamente, é cozida até absorver esses sabores.
4. Tonkatsu
Prato à base de carne suína, o tonkatsu é conhecido como costeleta de porco empanada. É uma mistura de tempurá com técnicas de empanados da culinária francesa.
5. Sashimi
O sashimi é um prato japonês de peixe cru, diferentemente do sushi. Consiste em fatias delicadas de peixe cru, servidas com rabanete, wasabi, gengibre em conserva e molho de soja, sem arroz.
6. Sopa de Miso
A sopa de miso é parte fundamental das refeições japonesas, tanto no café da manhã quanto no jantar. Preparada com caldo dashi e pasta de miso, complementa bem pratos como sushi e sashimi. Existem versões instantâneas da sopa, que foi inicialmente uma invenção chinesa adaptada ao gosto japonês.
7. Camarões com Wasabi
O wasabi é uma planta japonesa, e este prato é popular especialmente durante a temporada de monções. Os camarões são servidos com um molho cremoso que mistura o calor do wasabi com a suavidade da maionese, criando uma experiência única.
8. Yakitori
O yakitori é a versão japonesa do frango grelhado em espetos. Comumente encontrado no Japão, ele é temperado com molho de soja, sal, saquê e açúcar, e servido em porções pequenas. Os tipos mais populares incluem Negima, Momo e Tsukune.
9. Macarrão Udon
O udon é um tipo de macarrão grosso, feito de farinha de trigo e água com sal. É tradicionalmente servido em sopas saborosas com vários acompanhamentos ou pode ser preparado em outras versões, como frito ou frio, acompanhado de um molho.
10. Lamen
Este é um tipo de sopa de macarrão, cujo caldo é feito com ossos de carne, sal, miso e molho de soja, e pode ter coberturas como vegetais, ovos, carne, alga, brotos de bambu e cebolinha.
Chennai possui vários restaurantes que servem comida japonesa. Um excelente local é o Jonah’s Bistro, onde o prato de camarões com wasabi é preparado com maionese, claras, manga e farinha de milho, oferecendo um sabor doce e levemente ácido perfeito para ocasiões como festas e encontros.
Com informações da jonahsbistro