fbpx
Gorgonzola

Queijo Azul vs. Gorgonzola: Qual a Diferença?

Desde saladas e molhos até caçarolas e hambúrgueres, há poucas preparações salgadas que não aceitam a presença do queijo azul.

Para os amantes de queijos com sabores marcantes, o queijo azul é essencial em tábuas de queijos, como cobertura para saladas, molhos cremosos e muito mais. Ao explorar a seção de queijos ou ao procurar receitas, você pode notar que alguns queijos azuis são simplesmente rotulados como “queijo azul” ou “bleu cheese”, enquanto outros são especificamente identificados como Gorgonzola.

Então, queijo azul e Gorgonzola são exatamente a mesma coisa? A resposta simples é que, embora todo Gorgonzola seja um queijo azul, nem todo queijo azul é Gorgonzola. Aqui está tudo o que você precisa saber.

O Que É Queijo Azul?

O queijo azul pode ser produzido com leite de ovelhas, cabras ou vacas. O queijo é inoculado com um molde de Penicillium (uma cepa diferente da bactéria usada para produzir a penicilina), introduz-se bolsões de ar para o crescimento do mofo e, em seguida, o queijo é maturado — geralmente de um a seis meses. À medida que envelhece, veios de mofo azul, cinza, preto, roxo ou verde se ramificam por todo o corpo do queijo.

Embora os sabores e as texturas variem conforme o tipo de leite utilizado e outras variáveis, a maioria dos queijos azuis apresenta um sabor pronunciado, intenso e salgado, além de um aroma pungente e mineral que frequentemente é mais forte do que o próprio sabor do queijo.

Alguns queijos azuis comuns são o inglês Stilton, o francês Roquefort, o dinamarquês Danablu, o americano Maytag e — o queijo que estamos aqui para discutir — o italiano Gorgonzola. Se o seu queijo está apenas rotulado como “queijo azul”, provavelmente terá uma textura esfarelada e aparência áspera, com veios fortes de mofo por toda parte.

Queijos azuis combinam bem com frutas e mel, que equilibram a intensidade, bem como com vegetais crocantes e vibrantes, razão pela qual funcionam tão bem em saladas. Apesar de sua natureza esfarelada, possuem uma boa capacidade de derretimento, podendo ser uma excelente adição a molhos de queijo ou até mesmo como cobertura para hambúrgueres.

O Que É Gorgonzola?

Gorgonzola é um queijo italiano de leite de vaca não desnatado, nomeado após a cidade de Gorgonzola, na região da Lombardia. O Gorgonzola é maturado por cerca de três a seis meses sob condições semelhantes às de qualquer queijo azul.

Possui uma textura e aparência muito mais cremosa do que a maioria dos outros queijos azuis, frequentemente apenas levemente marmorizado com veios azul-esverdeados. Tem um sabor cremoso e rico e tende a ter um aroma e sabor mais suaves do que outros queijos azuis, o que o torna uma boa introdução aos queijos azuis para iniciantes.

Tipos de Gorgonzola

Gorgonzola existe em duas variedades: dolce (doce) e piccante (picante). Dolce é macio, amanteigado e cremoso, enquanto piccante é mais firme, mais esfarelado e tem um sabor mais intenso. Se a sua receita pede esfarelados ou pedaços de queijo azul, o Gorgonzola piccante deve funcionar bem, enquanto se você está procurando uma variedade derretível e cremosa, opte pelo dolce.

É Possível Substituir Outros Queijos Azuis pelo Gorgonzola?

Um queijo simplesmente rotulado como “azul” geralmente terá um sabor mais intenso, mais salgado e menos cremoso do que o Gorgonzola, mas normalmente você pode substituir um pelo outro na maioria das receitas, e ambos funcionam lindamente em tábuas de queijos.

Queijos azuis padrão são ótimos para esfarelar em saladas ou em receitas que serão cozidas, como molho de queijo ou fondue. Gorgonzola tende a ser usado em aplicações cruas ou levemente aquecidas — por exemplo, pode ser incorporado em um risoto ou massa no final do cozimento para que seu sabor mais suave não se perca com o calor intenso. Gorgonzola também costuma ser suficientemente cremoso para ser usado como patê em sanduíches ou como dip, enquanto alguns outros queijos azuis são muito secos para esse fim.

Conclusão

Quando se trata de escolher entre Gorgonzola e outros queijos azuis, a boa notícia é que não há escolhas erradas! O sabor rico e as propriedades únicas desses estilos antigos de queijos são um diferencial na sua mesa, seja você cobrindo um cracker com uma fatia de Stilton ou incorporando um pouco de Gorgonzola na sua polenta. Se você é iniciante no mundo dos queijos azuis, comece com um Gorgonzola dolce e, em seguida, explore o restante da família para encontrar o seu favorito.

Fonte: eatingwell

Todos os Fatos