fbpx
O prédio 3D mais alto do mundo levará 900 horas para ser construído

O prédio 3D mais alto do mundo levará 900 horas para ser construído

O que está sendo considerado o prédio 3D mais alto do mundo está em preparação para montagem em uma vila remota na Suíça. A White Tower (Torre Branca), desenvolvida por pesquisadores da ETH Zurique, será composta por mais de cem colunas e contará com um espaço de apresentações no topo.

A White Tower (também chamada de Tor Alva) está sendo criada em parceria com a instituição cultural Nova Fundaziun Origen. Atualmente, está sendo impressa em seções que serão transportadas e montadas no local de construção, na vila de Mulegns, nos Alpes Suíços.

Fonte: Hansmeyer/Divulgação

Com um design detalhado inspirado no estilo barroco, a torre alcançará 30 metros de altura. Suas colunas impressas em 3D sustentarão cinco andares e formarão uma fachada semiaberta. Além disso, será instalada uma membrana removível e leve para proteger o interior contra intempéries, quando necessário.

Os visitantes entrarão nos andares inferiores, que terão colunas robustas, criando espaços menores e mais imponentes. A subida será feita por uma escada em espiral, e cada andar se tornará progressivamente mais leve e espaçoso, até culminar em um salão no último andar. Este salão contará com um palco e assentos para 45 pessoas, sendo usado para pequenos concertos e apresentações teatrais. Quando esses eventos forem encerrados, a torre será desmontada e reconstruída em outro local.

O processo de impressão em si levará aproximadamente 900 horas e seguirá um método semelhante ao de outros projetos de arquitetura impressos em 3D. Os robôs extrusores depositarão camadas de uma mistura semelhante a cimento para formar a estrutura básica das partes da torre.

“Todo o design estrutural da torre foi desenvolvido com um software personalizado, que permite definir a geometria de forma precisa e enviar os dados diretamente para os robôs de impressão”, explicou o laboratório de Tecnologias Digitais da Construção da ETH Zurique.

Fonte: Eleni Skevaki/Divulgação

“Essa tecnologia possibilita a produção eficiente de elementos não padronizados e personalizados. Formas desse tipo seriam quase impossíveis de fabricar em larga escala usando métodos tradicionais. Neste processo inovador, a torre será montada a partir de 102 colunas individuais impressas em 3D. O concreto será usado apenas nas áreas onde é estruturalmente necessário, reduzindo significativamente o consumo de material. Esse método elimina desperdícios, pois não exige moldes para o concreto.”

Nos últimos anos, a arquitetura impressa em 3D passou de um conceito futurista para uma realidade que já inclui residências, pequenas casas e até escritórios. O projeto White Tower representa mais um grande avanço para essa tecnologia emergente e está previsto para ser concluído até meados de 2024.

Com informações da newatlas

Imagens: Eleni Skevaki/Divulgação 

Todos os Fatos