O latim é uma língua que desempenhou um papel significativo na história da humanidade, seja nos livros religiosos ou no jargão científico. Afinal, ele é o responsável pelo surgimento de vários idiomas amplamente falados no mundo, entre eles o francês, o italiano, o espanhol, o romeno e o nosso amado português.
No entanto, o uso regular do latim foi diminuindo com o tempo e agora era visto como uma “língua morta” uma conclusão terrível para algo tão importante. Mas que critérios devem ser atendidos antes que uma língua possa realmente ser considerada morta? A fim de suprimir o seu interesse, entraremos em mais detalhes sobre o assunto nos parágrafos a seguir!
Latim, uma língua em desuso
O fato de idioma estar morto é menos significativo do que uma língua morta se pensarmos em um idioma apenas como uma técnica de comunicação dentro de um grupo de pessoas. Isso porque, segundo especialistas, uma língua morre quando deixa de ser a língua comum de toda uma população inteira.
Se um idioma não é mais utilizado como o principal meio de comunicação de alguém ou para “conversas comuns”, ele já pode ser declarado morto. A situação do latim é tão terrível que satisfaz simultaneamente todos esses critérios.
O latim era o idioma principal na Roma antiga e, após o colapso do Império Romano, influenciou no surgimentos de todas as outras línguas românticas. Isso não sugere que ninguém mais possa aprender ou que não seja mais uma língua falada em todo o mundo; ao contrário, significa apenas que o latim não é mais necessário como a única forma de comunicação devido à outras alternativas.
Latim em nosso cotidiano
Embora o idioma esteja em desuso, isso não é motivo para tristeza. Mesmo com uma pequena representatividade consideravelmente menor do que no passado, ainda hoje é utilizado em diversas áreas do conhecimento e atende a propósitos específicos.
Ainda não há sinal de que o latim desaparecerá em um futuro previsível. Ainda hoje, um amplo espectro de pessoas – de estudantes do ensino médio a estudiosos clássicos que gostam de ler diferentes obras em seu texto original – estudam esse idioma. O latim não é uma língua muito usada, mas ainda está vivo por esse motivo.
Apesar do fato de que os estudantes de latim raramente o usam, vários aspectos da língua ainda são importantes. Por exemplo, tem sido uma prática padrão para os cientistas batizar espécies recém-descobertas com nomes derivados do latim. Embora o italiano tenha substituído o latim como língua principal da Cidade do Vaticano, ainda é uma de suas línguas oficiais. Habeas corpus e habeas data são exemplos de vocabulário jurídico puramente latino.
Fonte: Mental Floss
Imagem: Pixabay , unsplash