A Itália não se destaca somente pelo extenso litoral banhado pelo Mar Mediterrâneo, mas pelo que tem contribuído na formação da cultura Europeia. Repleto de vestígios das origens de civilizações antigas, a exemplo de Roma, sede do Vaticano, e onde é possível encontrar grandes obras de artes.
Há de se observar que as cidades Italianas ganharam grande notoriedade para o turismo, seja pela cultura local, seja pelas belezas naturais. Veneza é famosa pelos canais a céu aberto e construções históricas.
Explorando um pouco mais sobre a Itália encontramos um ponto turístico bastante curioso, que na verdade mais parece ter saído de um filme, o que seria um labirinto feito de bambu.
O labirinto de bambu, também conhecido como “Labirinto Della Masone” é o maior do mundo. O local encontra-se na região italiana de Parma. Aliás, a atração foi construída com diferentes espécies de bambu e contém museu, biblioteca e até restaurante.
Definição e características
O labirinto de bambu em Parma, foi planejado pelo bilionário e design Franco Maria Ricci. A região mede cerca de 7 hectares e faz parte da propriedade do famoso criador.
Inclusive, são cerca e 3km de extensão, construído com árvores de bambus de diversas espécies. Ao todo, estima-se que são 200 mil espécies de plantas que formam o labirinto.
Toda a plantação gera bastante sombra e proporciona um ambiente bastante fresco e agradável. Além disso, há bancos espalhados pelo local e incríveis esculturas que contam as histórias dos bambus.
O Della Mansone foi finalizado no ano de 2015 e teve como aliado na exuberante construção o arquiteto Davide Dutto. Ainda o labirinto contém uma capela e um museu com mais de 500 obras de arte.
Mas não é só isso, a região foi planejada para atender um grande público, conta com uma imensa biblioteca e há um restaurante com o melhor da culinária nacional.
O labirinto de bambu em Parma na Itália, está aberto para visitação, porém antes é necessário que se faça uma reserva.
Fatos curiosos sobre o Labirinto de Bambu em Parma
Um dos primeiros fatos curiosos sobre o Labirinto de Bambu em Parma, na Itália, é ele ser considerado o labirinto com a maior plantação de bambu dentro de toda a região da Europa.
Outro fato curioso é que o Dell Mansone foi inspirado nos labirintos romanos. Assim, são 4 campos interligados em torno de uma praça central, com bastante elementos de distração e ruas sem saídas.
Um dos fatores que provavelmente favoreceram utilizar o bambu como matéria prima para a construção do labirinto é que há uma espécie dessa planta conhecida cientificamente como “Phyllostachys edulis “que ao nascer, cresce pouco mais de 1 metro de altura por dia.
O bambu também tem outras características interessantes. Apesar de ser uma planta considerada simples, quando cresce torna-se uma árvore bastante resistente e durável comparada com o aço e o concreto.
A construção do local contou com o patrocínio da Associação de Desenvolvimento Industrial da Itália e da Associação Italiana de Bambu. Transformando a sua região privada em praticamente um “centro cultural”.
A ideia de um projeto privado
Um ponto importante a destacar é que no início a ideia do bilionário era fazer um labirinto privado, já que sempre foi apaixonado por isso. No entanto, depois de um período e para a sorte de todos, ele decidiu abrir o local ao público e expor suas obras de arte.
Para os aqueles que adoram viajar e, caso, passem pela Itália, não deixem de visitar o “Labirinto Della Masone”. Certamente vai ser uma experiência incrível.
Então, o que você achou de nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.