Um dos avanços mais promissores na área da aviação sustentável é o eVTOL, que traduzindo para o português significa “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”. Esses veículos aéreos podem oferecer uma solução prática e ecológica para os deslocamentos de curta distância, além de terem um design inovador e futurista. Um exemplo disso é o eVTOL em formato de disco voador que foi recentemente testado na China pela própria fabricante a Shenzhen UFO Power Technology.
Inovação Voadora: eVTOL da Shenzhen UFO Power Technology Surpreende em Voo Público
O eVTOL da Shenzhen UFO Power Technology tem um formato circular, com seis furos ao redor da cabine do piloto, onde ficam as 12 hélices que permitem o voo vertical. O veículo pode voar a uma altura de até 200 metros e atingir uma velocidade máxima de 50 km/h. Além disso, ele possui capacidade de voo autônomo, que facilita o controle e a segurança do piloto. O eVTOL também pode decolar e pousar em terra ou água.
O primeiro voo público do disco voador chinês aconteceu no dia 3 de junho de 2023, em Shenzhen, sul da China, e foi registrado em vídeo. Na apresentação, é possível ver o veículo sobrevoando uma multidão de pessoas, que ficaram surpresas e impressionadas com a novidade. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica do Noroeste durante três anos.
Gigantes da Indústria Investem nos eVTOLs
O desenvolvimento e a fabricação de veículos com base na tecnologia dos eVTOLs não é uma exclusividade da Shenzhen UFO Power Technology. Uma outra empresa a XPeng AeroHT construiu o modelo X2 e apresentou ao mercado ainda em 2022. Uma particularidade do veículo aéreo, fabricado pelo concorrente é que ele pode alcançar a velocidade de até 130 km/h e a duração de voo é até 35 minutos. No cenário internacional, outras empresas como Volkswagen, Toyota, Archer Aviation e Mc Clic também estão investindo na tecnologia dos eVTOLs.
Alternativa sustentável: Os desafios e vantagens dos eVTOLs
Os eVTOLs são considerados uma alternativa sustentável para a aviação, pois utilizam energia elétrica em vez de combustíveis fósseis. Eles também podem reduzir o trânsito nas cidades, ao oferecerem uma opção de transporte aéreo rápido e eficiente. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a regulamentação, a infraestrutura, a segurança e o custo dos veículos.
Fonte: tecmundo, G1
Imagens: canaltech