fbpx

Doença Transforma Pombos Em Zumbis

Por todo o Reino Unido, foram registradas ocorrências de um estranho vírus que transforma pombos em “zumbis” em meados de outubro de 2022, durante a época do Halloween. A doença infelizmente não é em comemoração ao Halloween, mas é de fato mortal para os animais.

O vírus “paramixovírus de pombo “também é conhecido como PPMV ou Doença de Newcastle. Os pescoços das criaturas torcem e suas asas tremem como resultado de ferimentos graves em seus sistemas nervosos. As aves também podem apresentar fezes esverdeadas, confusão mental, interrupção do voo, relutância em se mover e, na maioria dos casos, andar em círculos.

Avaliação dos especialistas sobre os pombos zumbis

Até agora, o vírus infectou apenas aves de um único refúgio em Jersey. Nas últimas semanas, houve um aumento no número de pombos terrestres que visitam o JSPCA Animals’ Shelter, muitos dos quais apresentam sintomas neurológicos como torção no pescoço, andar em círculos ou incapacidade de ficar de pé. Devido à gravidade do quadro, foi necessária a eutanásia dos animais.

O porta-voz também diz que as aves doentes representam uma ameaça significativa para a espécie. “Qualquer ave viva continuará a espalhar o vírus mortal e representará um perigo para outras. Em nossa região, as aves afetadas são sacrificadas humanamente. A doença é muito contagiosa e se espalha pelas fezes e outros fluidos corporais”, esclarece.

Esta é uma doença de notificação obrigatória para animais confinados, o que significa que casos suspeitos devem ser relatados às autoridades, mas não para animais selvagens. Além disso, o vírus é capaz de viver por longos períodos nos meses mais úmidos e frios, portanto, as ocorrências são relativamente prevalentes nessa época do ano. Infelizmente, a doença permanece intratável e os animais afetados morrem em poucos dias.

Bombos zumbis no Brasil

Casos do vírus PPMV já foram encontrados no Brasil tempos atrás, segundo a Agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Em 2019, pombos mortos foram achados próximo ao Centro de Controle de Zoonoses em São Paulo. O exame revelou que as aves estavam infectadas com o vírus da Doença de Newcastle, ou paramixovírus aviário tipo 1, com o genótipo VI.2.1.2, que costuma ser letal para os pombos.

Apesar de ser um vírus muito agressivo para as aves, podemos respirar aliviados: não tem o mesmo efeito nas pessoas. No entanto, a incidência de conjuntivite foi relatada entre aqueles que lidam com pombos doentes.

Fontes: UOL, The Mirror
Imagem: Jornal O Povo 

Todos os Fatos