O fenômeno conhecido como “shoefiti” está por toda parte, mas não há um consenso sobre o que ele realmente significa. Algumas pessoas acreditam que seja algo inocente, enquanto outras atribuem significados mais sombrios ao par de sapatos pendurado.
Por mais estranho que pareça, os fios de energia despertam fascínio urbano. As pessoas se perguntam por que eles têm bolas coloridas, por que pedaços de árvores ficam presos neles ou por que pássaros gostam tanto de usá-los como poleiro.
Enquanto essas questões têm respostas simples, outra curiosidade persiste: por que é comum encontrar sapatos pendurados nos fios de energia?
Lauren Cahn, da Reader’s Digest, explorou possíveis explicações, e nem todas são tranquilas. Uma teoria popular sugere que os sapatos podem indicar a presença de atividades de gangues em determinado bairro. Amarrar os cadarços e arremessar os sapatos nos fios seria uma forma de demarcar território.
Isso é plausível? Sim. Mas Cahn não encontrou departamentos de polícia que confirmassem a teoria. No entanto, uma reportagem de 2015 da WBEZ, em Chicago, citou um membro de alto escalão dos Bloods, que corroborou a ideia, afirmando que os sapatos jogados serviam como aviso para grupos rivais. Segundo a fonte, eles também poderiam marcar o local onde alguém foi morto ou “derrubado de seus sapatos”. Outras histórias reforçam a ideia de que os sapatos poderiam funcionar como uma espécie de memorial improvisado.
Uma explicação relacionada é que os sapatos servem como anúncio para consumidores de drogas, indicando que há narcóticos disponíveis na área. Diferente da teoria das gangues, essa hipótese tem algum respaldo de departamentos de polícia e conselhos municipais, incluindo em estados como Alabama e Mississippi. Como a mensagem é ambígua – ao contrário de uma placa explícita dizendo “Venda de Drogas Aqui” –, os traficantes poderiam optar por “publicidade” com um par de tênis.
Outras fontes apontam para algo mais simples: travessuras de jovens. Crianças podem jogar sapatos velhos como uma forma leve de vandalismo ou para provocar amigos ou familiares. No entanto, seria necessário ter acesso a um par extra de sapatos, já que arrancá-los de outra pessoa e arremessá-los parece pouco prático. Quando um sapato desaparece, geralmente é só um, e não um par, o que explica por que vemos mais sapatos solitários nas ruas.
A explicação mais inocente? Um simples rito de passagem. Um colunista da Hidden City Philadelphia escreveu em 2012 que essa prática era comum nos anos 1970 como forma de descartar sapatos velhos ou que não serviam mais. Como alguns fios tinham vários pares pendurados, parecia que as crianças imitavam o comportamento umas das outras.
Mais recentemente, estudantes da Universidade de Michigan observaram que o ato era uma maneira de comemorar a formatura. Sapatos pendurados perto de moradias estudantis alugadas muitas vezes traziam nomes e datas escritos neles.
Provavelmente, não há um único motivo por trás do costume de jogar sapatos nos fios. Contudo, essa prática pode estar em declínio. Em Chicago, por exemplo, mais de 1.100 pedidos de remoção de sapatos foram feitos em 2008, mas esse número caiu 71% até 2014.
Independentemente do motivo, sapatos pendurados representam um risco ao funcionamento dos fios de energia. Normalmente, as empresas de serviços públicos atendem aos pedidos para retirá-los.
Com informações da mentalfloss
Imagens: Pixabay