Nada é mais desolador do que chegar ao término de uma página de um livro e descobrir que seu foco já se foi há muito tempo, juntamente com sua capacidade de fixar o conteúdo dos estudos.
Então, confira a seguir as 13 estratégias recomendadas pelos três dos melhores especialistas no assunto, José Roberto Lima (autor da obra “Como passei em 15 concursos”), Marcello Leal (professor do site Questões de Concursos) e João Mendes (coordenador do curso Ênfase).
As orientações, divididas em três seções (concentração, leitura e reter informações) são relevantes para estudantes e candidatos a concursos públicos.
Para melhorar a concentração nos estudos
1 – Mentalidade
Não espere se tornar um leitor voraz de uma hora para outra. Primeiro, cuide da sua saúde mental e perceba que aprender a estudar bem é um processo que não acontece da noite para o dia. Portanto, se você não acredita que está excelente agora, talvez na próxima semana irá se sair bem melhor.
2 – Distrações
Evite tudo que possa desviar seu foco se quiser que sua leitura seja realmente proveitosa. Evite ler em um computador com uma guia do Facebook tentando seu foco, desligue o telefone, desligue a TV e evite até mesmo pensar em ler. Seu cérebro perde a concentração toda vez que você larga um livro para fazer qualquer outra coisa.
3 – Um espaço adequado para os estudos
Você conhece a frase, “Um excelente local para ler um livro em um dia frio”? Considere cuidadosamente onde seria o melhor local, de preferência um lugar calmo com pouco ou nenhum tráfego de pessoas ou barulho. Caso não possua um espaço ideal, tenha como referência as bibliotecas.
4 – Postura corporal
Jogar-se de qualquer jeito em um canto e ler não vale a pena. Em termos de postura, nada melhor do que ler sentado, com as costas retas, o joelho dobrado em um ângulo de 90 graus e evitando abaixar muito a cabeça. Tenha em mente que ler ao deitar-se não é recomendado.
5 – Os intervalos de descanso
Mesmo que você tenha uma superinteligência, sua capacidade de concentração inevitavelmente diminuirá no decorrer dos estudos. Faça uma pausa de 10 minutos após 50 minutos de leitura. Durante essa pausa, você deve se levantar e se movimentar um pouco, talvez alongar os músculos, caminhar um pouco, talvez usar o banheiro, talvez beber um pouco de água.
6 – Relógio biológico
Todo mundo tem uma certa hora do dia em que se sente mais produtivo, correto? A hora de aprender é justamente nesse momento. O relógio interno do seu corpo pode ser um amigo poderoso.
Para melhorar a leitura nos estudos
7 – Técnicas de leitura
No esforço para melhorar as habilidades de leitura, alguns alunos recorrem à ” leitura dinâmica”, que na verdade é apenas uma técnica. Você pode usar esse método para chegar ao final da página e acompanhar seu progresso de várias maneiras, como acompanhando com os dedos ou definindo alvos de tempo de leitura. Claro, nem tudo se encaixa nessa descrição. Certas leituras são mais difíceis do que outras e precisam de mais leituras e atenção.
8 – A importância do foco nos estudos
Não deixe seus pensamentos vagarem, concentre-se no conteúdo que está lendo. Você lerá com mais rapidez e eficácia depois de aprender a se concentrar no que está lendo.
9 – Marcações no texto
Crie notas no texto circulando, sublinhando e rabiscando. Use vários marcadores coloridos, se possível.
Para reter mais informações nos estudos
10 – Leitura e releitura
Uma boa maneira de aprender com um texto é lê-lo rapidamente e depois estudá-lo com mais atenção. Você definitivamente obterá uma compreensão mais profunda na segunda passagem, principalmente se for associada a uma leitura mais atenta e fizer anotações.
11 – Escreva o que entendeu
Ler sobre um tópico e, em seguida, resumi-lo é uma excelente forma de assimilar o assunto. Lembre-se de que um resumo é reescrever o conteúdo que você leu com suas palavras, não apenas uma seleção de passagens relevantes. O resumo deve ser visto como um meio pelo qual você pode transmitir a outra pessoa o conhecimento que acabou de receber.
12 – Associe o conteúdo a exemplos
Sempre tente aprender pelo exemplo. Aplicar o que aprendemos na sala de aula a cenários do mundo real pode nos ajudar a compreender conceitos complexos. Embora exemplos concretos nem sempre estejam disponíveis, você pode tentar encontrar situações em que uma determinada ideia foi implementada. Uma vez que isso é entendido, o resto se encaixa.
13 – Rever o conteúdo dos estudos
Você já percebeu que em apenas três dias, você esquece metade do que ouviu? Portanto, fazer anotações e rele-las regularmente é recomendado se você quiser manter o assunto em sua mente; isso ajuda a subir a porcentagem da memória para 90% nos mesmos três dias. Sabia que setenta por cento de tudo estudamos, se associarmos as releituras com resumos, fica permanentemente em nossos cérebros?
Você já conhecia alguma dessas estratégias? Você tem um método testado e aprovado de focar e reter informações? Por favor, compartilhe nos comentários!
Fonte: exame.com
Imagens: Pixabay