fbpx
AquaDom

AquaDom, Conhecido Como o Maior Aquário Cilíndrico Do Mundo

Há inúmeros hotéis por aí para todos os gostos, desde os mais extravagantes aos mais excêntricos, passando pelos temáticos e até construídos em gelo. Entretanto, nenhum, ao contrário do hotel Radisson Blu em Berlim, na Alemanha, tinha um enorme aquário cilíndrico instalado no saguão desde 2003 com cerca de 30 metros de altura e mais de 1.500 peixes, conhecido como AquaDom.

O AquaDom é era um enorme cilindro que continha 56 tipos diferentes de peixes, cerca de 1 milhão de galões de água e até mesmo um recife em miniatura que funciona como um lar para a vida selvagem do tanque. O hotel está situado ao lado do Aquário Sea Life em Berlim, que também cuida dos peixes do hotel. Até dois mergulhadores em tempo integral estão disponíveis no parque para garantir o bem-estar dos peixinhos.

aquadom

Como é proibido mergulhar dentro do aquário, o AquaDom continha um elevador que vai direto para o centro do cilindro de água, permitindo que os visitantes navegassem e conhecessem a beleza da fauna marinha, além de proporcionar entretenimento para as pessoas no saguão.

O estouro do aquário gigante

Na manhã da sexta-feira do dia 16 de dezembro, o aquário cilíndrico em Berlim, se rompeu, liberando cerca de 1.500 peixes exóticos. Devido ao tamanho do tanque, classificado como o maior aquário cilíndrico do mundo, o incidente obteve grande repercussão na internet.

Os animais acabaram sendo jogados pelo acidente para o calçadão mais movimentado da capital alemã.

O aquário, conhecido como AquaDom, ficava no saguão de um hotel na avenida Bundesstrabe, no bairro de Mitte, uma das áreas mais movimentadas do centro de Berlim. Por volta das 5h40 no horário local (01h40 no horário de Brasília), ocorreu o acidente.

Ainda devido ao incidente, 350 hóspedes do hotel foram forçados a deixar a propriedade e ficaram desabrigados. O entanto, como a temperatura na capital alemã no dia do incidente girava em torno de 7ºC, eles foram colocados em ônibus que funcionaram como um abrigo improvisado.

Os peixes exóticos no AquaDom

Os mergulhadores cuidaram da manutenção do local enquanto ele estava em uso. Uma estrutura abrangente com bombas e controle eletrônico também estava lá para bombear água salgada para o enorme tanque.

Larissa Moro, bióloga especializada em animais silvestres, aponta que os peixes podem não ter sobrevivido ao impacto.

Ela observa que as espécies exóticas de peixes no aquário tinham o propósito apenas de entretenimento e beleza. Como os peixes de água salgada são uma espécie mais sensível do que os peixes de água doce, eles têm uma probabilidade muito baixa de sobreviver.

Em contraste com os peixes de água doce, que geralmente levam horas ou até dias para morrer fora de seu habitat natural, os peixes de água salgada morrem instantaneamente.

Fonte: Olhar Digital, Mega Curioso

 

Todos os Fatos