fbpx
fatos curiosos

101 fatos curiosos aleatórios que vão te surpreender

Nossa coleção dos melhores e mais interessantes fatos curiosos sobre animais, biologia, geografia, espaço e muito mais.

Se você está procurando impressionar seus amigos, filhos e família com fatos curiosos aleatórios, além de curiosidades estranhas e maravilhosas, você veio ao lugar certo. Abaixo, você encontrará 101 fatos interessantes que mudarão a maneira como você vê o nosso mundo – e além.

Então, prepare-se para divertir as crianças, impressionar (ou irritar) seus colegas de trabalho, deslumbrar seus convidados em jantares e ter sua própria mente surpreendida com nossa melhor coleção de curiosidades extraordinárias e divertidas.

Com fatos aleatórios sobre tudo, desde animais, espaço, geografia, ciência, saúde, biologia e muito mais, bem-vindo à nossa odisseia de peculiaridades.

101 dos melhores fatos curiosos aleatórios

  1. Uma nuvem pesa cerca de um milhão de toneladas. Uma nuvem típica tem um volume de cerca de 1 km³ e uma densidade de aproximadamente 1,003 kg por m³ – isso é cerca de 0,4% menor do que o ar ao redor, o que permite que elas flutuem.
  2. Girafas têm 30 vezes mais chances de ser atingidas por raios do que pessoas. Entre 1996 e 2010, foram documentados apenas cinco casos fatais de raios atingindo girafas, mas considerando que a população da espécie era de cerca de 140.000 durante esse período, isso significa aproximadamente 0,003 mortes por raio para cada mil girafas a cada ano, o que é 30 vezes a taxa equivalente para humanos.
  3. Gêmeos idênticos não têm as mesmas impressões digitais. Isso ocorre porque fatores ambientais durante o desenvolvimento no útero (como o comprimento do cordão umbilical, a posição no útero e a taxa de crescimento dos dedos) influenciam as impressões digitais.
  4. A rotação da Terra está mudando de velocidade. Na verdade, está diminuindo. Isso significa que, em média, a duração de um dia aumenta cerca de 1,8 segundos por século. Há 600 milhões de anos, um dia durava apenas 21 horas.
  5. Seu cérebro está constantemente se “alimentando”. Esse processo é chamado de fagocitose, onde células envolvem e consomem células ou moléculas menores para removê-las do sistema. Não se preocupe! A fagocitose não é prejudicial, mas na verdade ajuda a preservar a matéria cinzenta.
  6. O maior pedaço de fezes fossilizadas de dinossauro descoberto tem mais de 30 cm de comprimento e mais de dois litros de volume. Acredita-se que seja um cocô de Tyrannosaurus rex. Este excremento fossilizado (também chamado de ‘coprólito’) está ajudando os cientistas a entender melhor a dieta dos dinossauros.
  7. A cor média do Universo é chamada de ‘latte cósmico’. Em um estudo de 2002, astrônomos descobriram que a luz emitida pelas galáxias resultava em uma cor bege que se aproxima do branco.
  8. Os animais podem perceber o tempo de maneira diferente dos humanos. Para animais menores, o mundo ao seu redor parece se mover mais lentamente em comparação com os humanos. Salamandras e lagartos, por exemplo, percebem o tempo mais lentamente do que gatos e cães. Isso ocorre porque a percepção do tempo depende da rapidez com que o cérebro processa as informações recebidas.
  9. A água pode não ser “molhada”. Isso porque a maioria dos cientistas define a umidade como a capacidade de um líquido de manter contato com uma superfície sólida, o que significa que a água em si não é molhada, mas pode molhar outros objetos.
  10. Uma galinha viveu por 18 meses sem cabeça. Mike, a galinha, teve essa façanha incrível registrada nos anos 1940, nos EUA. Ele sobreviveu porque sua veia jugular e a maior parte de seu tronco cerebral foram deixados intactos, garantindo que o suficiente da função cerebral permanecesse para a sobrevivência. Na maioria dos casos, uma galinha sem cabeça morre em questão de minutos.
  11. Todas as bactérias do mundo empilhadas umas sobre as outras se estenderiam por 10 bilhões de anos-luz. Juntas, as pequenas bactérias da Terra, que medem 0,001 mm de comprimento, poderiam envolver a Via Láctea mais de 20.000 vezes.
  12. Usar uma gravata pode reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro em 7,5%. Um estudo de 2018 descobriu que usar uma gravata pode reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro em até 7,5%, o que pode causar tontura, náusea e dores de cabeça. Elas também podem aumentar a pressão nos olhos se estiverem muito apertadas e são ótimas para carregar germes.
  13. O medo de palavras longas é chamado de hipopotomonstrosesquipedaliofobia. A palavra de 36 letras foi usada pela primeira vez pelo poeta romano Horácio no primeiro século a.C. para criticar escritores com uma tendência irracional por palavras longas. Foi a poeta americana Aimee Nezheukumatathil, possivelmente temendo seu próprio sobrenome, quem cunhou o termo como o conhecemos hoje, em 2000.
  14. O cão mais velho do mundo viveu até os 29,5 anos. Enquanto a idade média que um cão alcança tende a ser de cerca de 10 a 15 anos, um cão australiano chamado ‘Bluey’ sobreviveu até a idade avançada de 29,5 anos.
  15. O gato mais velho do mundo viveu até os 38 anos e três dias. Creme Puff foi o gato mais velho que já viveu.
  16. O Sol emite um som, mas nós não podemos ouvi-lo. Na forma de ondas de pressão, o Sol realmente faz um som. No entanto, o comprimento de onda dessas ondas de pressão é medido em centenas de milhas, o que as coloca muito além do alcance da audição humana.
  17. O Monte Everest não é a montanha mais alta da Terra. Mauna Kea e Mauna Loa, no Havaí, os vulcões gêmeos, são mais altos do que o Monte Everest devido a 4,2 km de suas alturas estarem submersas debaixo d’água. Os vulcões gêmeos medem impressionantes 10,2 km no total, em comparação com os modestos 4,6 km do Everest.
  18. Nosso sistema solar tem uma “parede”. A heliopausa – a região do espaço onde o vento solar não é quente o suficiente para empurrar o vento de partículas provenientes de estrelas distantes – é muitas vezes considerada a “parede de fronteira” do Sistema Solar e do espaço interestelar.
  19. Os polvos não têm tentáculos. Eles têm oito membros, mas são braços (para a maioria das espécies). Tecnicamente, quando falamos de cefalópodes (polvos, lulas, etc.), os cientistas definem tentáculos como membros com ventosas em suas extremidades. Os braços dos polvos têm ventosas ao longo da maior parte do seu comprimento.
  20. A maioria dos mapas do mundo está errada. Na maioria dos mapas, a projeção de Mercator – desenvolvida pela primeira vez em 1569 – ainda é usada. Este método é extremamente impreciso e faz com que o Alasca pareça tão grande quanto o Brasil e a Groenlândia 14 vezes maior do que realmente é. Para que um mapa seja completamente preciso, ele precisaria ser em tamanho real e redondo, não plano.
  21. A NASA realmente fingiu parte do pouso na Lua. Embora os primeiros passos de Neil Armstrong na superfície lunar não tenham sido falsificados, o protocolo de quarentena dos astronautas quando chegaram de volta à Terra foi em grande parte apenas um grande show.
  22. Cometas cheiram a ovos podres. Um cometa tem um cheiro de ovos podres, urina, fósforos queimados e… amêndoas. Vestígios de sulfeto de hidrogênio, amônia, dióxido de enxofre e cianeto de hidrogênio foram encontrados na composição do cometa 67P/Churyumove-Gerasimenko. Cartões-postais promocionais foram até encomendados em 2016 carregando o cheiro pungente de um cometa.
  23. Os polos da Terra estão se movendo. Esta reversão magnética do Polo Norte e do Polo Sul aconteceu 171 vezes nos últimos 71 milhões de anos. Já estamos atrasados para uma inversão. Pode acontecer em breve, pois o Polo Norte está se movendo a cerca de 55 quilômetros por ano, um aumento em relação aos 15 km por ano até 1990.
  24. Você pode realmente morrer de tanto rir. E várias pessoas já morreram, normalmente devido a uma risada intensa que causa um ataque cardíaco ou sufocação. Programas de comédia deveriam vir com um aviso.
  25. As motosserras foram inventadas para o parto. Elas foram desenvolvidas na Escócia no final do século 18 para ajudar a acelerar o processo de sinfisiotomia (alargamento da cartilagem púbica) e remoção de osso doente durante o parto. Só no início do século 20 que começamos a usar motosserras para cortar madeira.
  26. As formigas não têm pulmões. Em vez disso, respiram por espiráculos, pequenos orifícios que variam de nove a dez, dependendo da espécie.
  27. O T. rex provavelmente tinha penas. Cientistas na China descobriram esqueletos de tiranossauros do período Cretáceo cobertos de penas. Se os ancestrais do T. rex tinham penas, o T. rex provavelmente também tinha.
  28. Times de futebol que vestem uniformes vermelhos jogam melhor. A cor das suas roupas pode afetar como você é percebido pelos outros e mudar como você se sente. Uma análise de partidas de futebol dos últimos 55 anos, por exemplo, mostrou que os times que vestiam uniformes vermelhos jogaram consistentemente melhor em casa do que os times de qualquer outra cor.
  29. Turbinas eólicas matam entre 10.000 e 100.000 pássaros por ano no Reino Unido. Curiosamente, pintar uma das lâminas de uma turbina eólica de preto pode reduzir a morte de pássaros em 70%.
  30. Caracóis têm dentes. Entre 1.000 e 12.000 dentes, para ser preciso. Eles não são como os nossos, então não pense em caracóis com sorrisos ridículos. Você encontrará os pequenos ‘dentes’ do caracol por toda a sua língua semelhante a uma lima.
  31. O som pode ter decibéis negativos. O lugar mais silencioso da Terra é a câmara anecoica da Microsoft em Redmond, WA, EUA, com -20,6 decibéis. Essas câmaras anecoicas são construídas com concreto pesado e tijolos e são montadas em molas para impedir que vibrações entrem pelo chão.
  32. Um cavalo normalmente tem mais de uma unidade de potência. Um estudo em 1993 mostrou que a potência máxima que um cavalo pode produzir é de 18.000 W, cerca de 24 cavalos de potência.
  33. Sua assinatura pode revelar traços de personalidade. Um estudo de 2016 afirma que, entre os homens, uma assinatura maior está correlacionada com maior bravata social e, entre as mulheres, uma assinatura maior está correlacionada com traços narcisistas.
  34. Uma em cada 18 pessoas tem um terceiro mamilo. Conhecido como politelia, o terceiro mamilo é causado por uma mutação em genes inativos.
  35. Bananas são radioativas. Devido à riqueza em potássio, cada banana é levemente radioativa, graças ao isótopo natural potássio-40. Curiosamente, seu corpo contém cerca de 16 mg de potássio-40, o que significa que você já é cerca de 280 vezes mais radioativo do que uma banana. Qualquer excesso de potássio-40 que você ganhe de uma banana é excretado em algumas horas.
  36. Não existe linha reta. Se você ampliar qualquer coisa o suficiente, encontrará irregularidades. Mesmo um feixe de luz laser é ligeiramente curvado.
  37. Pessoas surdas são conhecidas por usar linguagem de sinais enquanto dormem. Um estudo de caso de um homem de 71 anos com distúrbio do sono de movimento rápido dos olhos e deficiência auditiva grave mostrou-o usando linguagem de sinais fluentemente durante o sono, permitindo que os pesquisadores tivessem uma ideia do que ele estava sonhando graças a esses sinais.
  38. A Finlândia é o país mais feliz do mundo. De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, tem sido assim por seis anos consecutivos. Não é muito surpreendente, dado que a Finlândia é o lar do Papai Noel, das renas e de uma sauna para cada 1,59 pessoas.
  39. Hipopótamos não sabem nadar. Eles realmente têm ossos grandes, tão grandes e densos, na verdade, que mal são flutuantes. Eles não nadam e, em vez disso, fazem um galope em câmera lenta no leito do rio ou no fundo do mar. Na verdade, os hipopótamos podem até dormir debaixo d’água, graças a um reflexo embutido que permite que eles subam, tomem um fôlego e afundem novamente sem acordar.
  40. A Lua parece de cabeça para baixo no hemisfério sul. Comparado ao hemisfério norte, de qualquer maneira. Isso significa que o ‘Homem na Lua’ está de cabeça para baixo no hemisfério sul e parece mais um coelho.
  41. Você pode brincar de ioiô no espaço. Em 2012, o astronauta da NASA Don Pettit levou um ioiô a bordo da Estação Espacial Internacional e demonstrou vários truques. Funciona porque um ioiô depende principalmente das leis da conservação do momento angular para realizar truques, que, desde que você mantenha a corda esticada, também se aplicam na microgravidade.
  42. Nem só plantas realizam a fotossíntese. Algas (que não são plantas) e alguns outros organismos – incluindo lesmas do mar e pulgões de ervilha – contêm clorofila e também podem captar a luz solar e transformá-la em fonte de energia.
  43. Você pode estar gravemente grávida e não perceber. Gravidezes criptogênicas não são tão incomuns, com 1 em 500 não sendo reconhecida até pelo menos a metade da gestação e 1 em 2.500 não sendo conhecida até o início do trabalho de parto.
  44. As bactérias em sua pele causam coceira. Especificamente, a bactéria conhecida como Staphylococcus aureus pode liberar uma substância química que ativa uma proteína em nossos nervos. Isso envia um sinal da nossa pele ao nosso cérebro, que é percebido como uma coceira.
  45. Estrelas do mar não têm corpos. Junto com outros equinodermos (pense em ouriços-do-mar e dólares-da-areia), seus corpos inteiros são tecnicamente classificados como cabeças.
  46. Alguém ficou constipado por 45 dias. Em 2013, uma infeliz mulher indiana teve que passar por uma cirurgia para remover uma massa fecal tão grande quanto uma bola de futebol.
  47. Você viaja 2,5 milhões de km por dia ao redor do Sol sem perceber. A órbita da Terra percorre cerca de 2,5 milhões de quilômetros em relação ao centro do Sol e cerca de 19 milhões de km em relação ao centro da Via Láctea.
  48. Peixes formam filas ordenadas em emergências. Quando evacuam através de espaços estreitos em situações precárias, cardumes de peixes tetra neon formam filas para não colidirem ou obstruírem a linha. Os cientistas interpretaram esse comportamento como uma demonstração de que os peixes podem respeitar as regras sociais, mesmo em situações de emergência, ao contrário de nós humanos.
  49. Há mais células bacterianas em seu corpo do que células humanas. O humano médio é composto por cerca de 56% de bactérias. Isso foi descoberto em um estudo de 2016 e é muito menor do que as estimativas anteriores de 90%. Como as bactérias são tão leves, no entanto, em termos de peso, cada pessoa é mais de 99,7% humana.
  50. A maioria dos gatos ruivos são machos. Existem cerca de três machos ruivos para cada fêmea ruiva. Isso ocorre porque o gene ruivo é encontrado no cromossomo X, o que significa que as fêmeas precisariam de duas cópias do gene para se tornarem ruivas, enquanto os machos precisam de apenas uma.
  51. Suas unhas crescem mais rápido no verão. Isso provavelmente se deve ao aumento do fluxo sanguíneo nas pontas dos dedos. Também pode ser porque você está menos estressado durante as férias, então é menos provável que as roa.
  52. Insetos podem voar até 3,25 km acima do nível do mar, no mínimo. Abelhas alpinas foram encontradas vivendo a uma altura de até 3,25 km acima do nível do mar e poderiam até voar em condições de laboratório que replicam a densidade do ar e os níveis de oxigênio a 9 km – isso é ligeiramente mais alto que o Monte Everest.
  53. Há um planeta feito principalmente de diamante. Chamado 55 Cancri e, ele tem cerca de duas vezes o tamanho da Terra e está a cerca de 40 anos-luz de distância de nós, na constelação de Câncer.
  54. Os animais podem ser alérgicos aos humanos. Os animais podem ser alérgicos às nossas células mortas da pele – caspa. Essas reações alérgicas podem ser como as nossas, incluindo dificuldades respiratórias e irritações na pele.
  55. Ficar entediado é, na verdade, um estado de ‘alta excitação’ fisiologicamente. Isso porque, quando você está entediado, sua frequência cardíaca aumenta.
  56. Ornitorrincos suam leite. Isso porque eles não têm tetas. O leite aparece como suor em um ornitorrinco, mas é um mamífero aquático, então não sua de fato.
  57. Peças de LEGO resistem melhor à compressão do que concreto. Um tijolo de plástico comum LEGO é capaz de suportar o peso de 375.000 outros tijolos antes de falhar. Isso, teoricamente, permitiria que você construísse uma torre de quase 3,5 km de altura. No entanto, ampliando isso para tijolos do tamanho de uma casa, custaria muito caro.
  58. Artistas marciais que sorriem antes do início de uma luta têm mais chances de perder. Isso pode ocorrer porque um sorriso pode transmitir medo ou submissão.
  59. É quase impossível ingerir muito açúcar de frutas frescas. Embora o açúcar nas frutas seja principalmente frutose e glicose (a frutose é o que se converte em gordura no seu corpo), você não consegue ingerir muito açúcar de frutas frescas. As frutas frescas contêm muita fibra e água, o que retarda a digestão e faz você se sentir saciado.
  60. Você não gosta do som da sua própria voz por causa dos ossos da sua cabeça. Isso pode acontecer porque os ossos em nossa cabeça fazem nossa voz parecer mais grave.
  61. Um arco-íris em Vênus é chamado de glória. Aparecendo como uma série de anéis concêntricos coloridos, esses são causados pela interferência das ondas de luz dentro das gotas, em vez da reflexão, refração e dispersão da luz que formam um arco-íris.
  62. Os prótons parecem amendoins, bolas de rugby, rosquinhas e esferas. Os prótons vêm em todos os formatos e tamanhos diferentes, com sua aparência mudando com base na velocidade das partículas menores dentro deles: quarks.
  63. Espelhos voltados um para o outro não produzem reflexos infinitos. Cada reflexão será mais escura que a anterior e eventualmente desaparecerá na invisibilidade. Os espelhos absorvem uma fração da energia da luz que os atinge. O número total de reflexos que os espelhos podem produzir? Algumas centenas.
  64. Pode haver uma cura para o ‘mal’. Bem, uma cura para a psicopatia, de qualquer forma. Psicólogos argumentam que aspectos da psicopatia podem ser ‘curados’ por meio da terapia cognitivo-comportamental, que supostamente reduz os crimes violentos cometidos por pessoas com essa condição. Pesquisas preliminares sugerem que o treinamento cognitivo baseado em computador pode ajudar um psicopata a experimentar empatia e arrependimento também.
  65. Todos os mamíferos têm arrepios. Quando seu cabelo fica em pé, pequenos músculos se contraem na base de cada fio, o que distorce a pele para criar arrepios. Esse processo é chamado de piloereção e está presente em todos os mamíferos. Cabelo ou pele são usados para prender uma camada de ar isolante.
  66. Jogadores de futebol cospem tanto porque o exercício aumenta a quantidade de proteína na saliva. Quando você se exercita, a quantidade de proteína secretada na saliva aumenta. Uma proteína mucosa chamada MUC5B torna sua saliva mais espessa durante o exercício, o que dificulta a deglutição, então tendemos a cuspir mais. Isso pode ocorrer durante o exercício porque respiramos mais pela boca. O MUC5B poderia se ativar para evitar que nossas bocas secassem, portanto.
  67. Alguns animais exibem traços semelhantes ao autismo. Traços autistas em animais incluem uma tendência ao comportamento repetitivo e hábitos sociais atípicos.
  68. A maior borboleta do mundo tem uma envergadura de 31 cm. Ela pertence à borboleta Birdwing da Rainha Alexandra, que você pode encontrar nas florestas da Província de Oro, no leste de Papua-Nova Guiné.
  69. Você se lembra mais dos sonhos quando dorme mal. Pesquisas sugerem que, se você dorme mal e acorda várias vezes durante a noite, é mais provável que você se lembre do conteúdo de qualquer sonho que teve. Você também é mais provável de lembrar de um sonho quando acordado no meio dele.
  70. Você pode suar quando está ansioso para alertar os outros. Uma teoria sugere que evoluímos para suar enquanto estamos ansiosos para alertar os cérebros das outras pessoas ao nosso redor, de modo que estejam preparados para o que quer que esteja nos deixando ansiosos. Varreduras cerebrais revelaram que, quando você cheira o suor de uma pessoa em pânico, as regiões do cérebro que lidam com sinais emocionais e sociais se acendem. Quando você está ansioso, seu sistema nervoso simpático libera hormônios, incluindo adrenalina, que ativa suas glândulas sudoríparas.
  71. Um raio é cinco vezes mais quente que a superfície do Sol. A carga carregada por um raio é tão intensa que atinge uma temperatura de 30.000°C (54.000°F).
  72. O tempo mais longo que alguém segurou a respiração debaixo d’água foi mais de 24,5 minutos. O recorde mundial de permanência debaixo d’água foi alcançado pelo croata Budimir Šobat em 27 de março de 2021, que segurou a respiração por um total de 24 minutos e 37 segundos. Em média, um humano pode segurar a respiração por entre 30 e 90 segundos.
  73. A Lua está encolhendo. Mas apenas muito levemente – cerca de 50 m (164 pés) de raio nos últimos vários milhões de anos. Atividade sísmica misteriosa, conhecida como moonquakes, pode ser a culpada.
  74. Os cães inclinam a cabeça quando você fala com eles para localizar melhor palavras familiares. Seu cão inclina a cabeça quando você fala com ele para localizar rapidamente de onde vêm os sons. Isso é feito para ouvir com mais precisão palavras familiares, como ‘passear’, e ajuda-os a entender melhor o tom da sua voz. Se um cão não inclina a cabeça com frequência (como os de focinhos mais curtos), é porque confia menos no som e mais na visão.
  75. Se a Terra dobrasse de tamanho, as árvores cairiam imediatamente. Isso porque a gravidade da superfície seria dobrada. Também significaria que cães e animais maiores não conseguiriam correr sem quebrar uma perna.
  76. Mercúrio, não Vênus, é o planeta mais próximo da Terra em média. Em média, Mercúrio está a 1,04 unidades astronômicas (UA) da Terra, em comparação com a distância média de 1,14 UA entre a Terra e Vênus. Uma UA é igual à distância média entre a Terra e o Sol. Vênus ainda se aproxima mais da Terra como parte de sua órbita ao redor do Sol, no entanto.
  77. Os flamingos não nascem cor-de-rosa. Eles nascem com penas cinza/branco e só desenvolvem uma tonalidade rosada após começarem a se alimentar de camarões de salmoura e algas azul-verde.
  78. Você pode sentir o cheiro de formigas. Muitas espécies de formigas liberam substâncias químicas com cheiro forte quando estão irritadas, ameaçadas ou sendo esmagadas. As formigas armadilhas liberam um cheiro de chocolate quando estão incomodadas, enquanto as formigas citronela ganham seu nome pelo odor de limão que emitem.
  79. Pessoas que comem o que querem e permanecem magras têm um metabolismo lento, não rápido. Uma pessoa magra tende a ter menos massa muscular do que outras, o que significa que sua taxa metabólica basal (TMB) é mais baixa do que a de uma pessoa com alta massa muscular – isso lhes dá um metabolismo lento, não rápido.
  80. A Terra tem 4,54 bilhões de anos. Usando datação radiométrica, os cientistas descobriram que a Terra tem 4,54 bilhões de anos (mais ou menos 50 milhões de anos). Isso faz com que nosso planeta tenha metade da idade da Via Láctea (11-13 bilhões de anos) e cerca de um terço da idade do Universo (10-15 bilhões de anos).
  81. Os elétrons podem viver para sempre. Cientistas estimaram que o tempo mínimo de vida de um elétron é de cerca de 6,6 × 10²⁸ anos – isso são 66.000 ‘yottayears’. Como isso é cerca de 5 quintilhões de vezes a idade do Universo, mesmo que os elétrons não vivam para sempre, eles praticamente o fazem!
  82. Os castores não vivem em represas. Tecnicamente, os castores vivem em uma toca que constroem atrás de uma represa, dentro de uma piscina profunda de água.
  83. A vida útil média dos dinossauros era surpreendentemente curta. O Tyrannosaurus rex, por exemplo, atingia o tamanho total entre 16 e 22 anos de idade e vivia até os 27-33 anos. Os maiores dinossauros, como o Brontossauro e o Diplodoco, tendiam a viver até entre 39-53 anos, talvez atingindo os 70.
  84. Alguém deixou uma foto de família na Lua. Quando o astronauta da Apollo 16, Charles Duke, pousou na Lua em 1972, ele decidiu deixar para trás uma foto dele, de seus dois filhos e de sua esposa. A foto permanece na Lua até hoje.
  85. Chove metano na maior lua de Saturno. Titã é a única lua do nosso Sistema Solar com uma atmosfera densa e o único corpo, exceto a Terra, com rios, lagos e mares líquidos alimentados por chuva. Essa chuva não é água, no entanto; é metano líquido.
  86. Girafas emitem um zumbido para se comunicarem umas com as outras. Acredita-se que o zumbido de baixa frequência possa ser uma forma de ‘chamada de contato’ entre indivíduos que foram separados do rebanho, ajudando-os a se encontrar no escuro. Alguns pesquisadores pensam que eles falam durante o sono também.
  87. Esponjas de vidro podem viver por 15.000 anos. Isso as torna um dos organismos mais longevos da Terra. A água-viva imortal, no entanto, poderia teoricamente viver para sempre (mas os cientistas não têm certeza).
  88. Você tem 50% de chance de compartilhar um aniversário com um amigo. Em qualquer grupo de 23 pessoas, duas compartilharão um aniversário, de acordo com a matemática. Para encontrar a probabilidade de todos no grupo terem um aniversário único, multiplique todas as 23 probabilidades, obtendo 0,493. Portanto, a probabilidade de um aniversário compartilhado é 1 – 0,493 = 0,507, ou 50,7%.
  89. As taxas de homicídio aumentam no verão. Já se sentiu irritado ou de mau humor quando o tempo está quente? Bem, você não está sozinho. Os crimes violentos aumentam no clima mais quente, e nos EUA, as taxas de homicídio supostamente aumentam 2,7% durante o verão.
  90. O ‘cheiro de carro novo’ é uma mistura de mais de 200 produtos químicos. Esses incluem os hidrocarbonetos tóxicos benzeno e tolueno.
  91. O ‘nível do mar’ não é realmente nivelado. Como a força gerada pela rotação da Terra é mais forte no equador, o nível médio do mar se projeta para fora ali, ficando mais distante do centro da Terra do que nos polos. Diferenças na força da gravidade da Terra em diferentes pontos também causam variação.
  92. Você inala 50 bactérias potencialmente prejudiciais toda vez que respira. Felizmente, seu sistema imunológico está sempre trabalhando duro, então praticamente todas essas são destruídas rapidamente, sem que você sinta nada. Ufa.
  93. Você pode ver estrelas como eram há 4.000 anos com os olhos nus. Sem um telescópio, todas as estrelas que podemos ver estão dentro de cerca de 4.000 anos-luz de nós. Isso significa que, no máximo, você está vendo as estrelas como elas eram há 4.000 anos, quando as pirâmides estavam sendo construídas no Egito.
  94. As plantas surgiram antes das sementes. De acordo com o registro fóssil, as primeiras plantas se assemelhavam a musgos e se reproduziam com esporos unicelulares. Sementes multicelulares não evoluíram até 150 milhões de anos depois.
  95. Nossas células mortas são devoradas por outras células em nosso corpo. Não se preocupe; é para isso que serve. Quando células dentro do seu corpo morrem, elas são devoradas por fagócitos – glóbulos brancos cuja função é digerir outras células.
  96. Cheiros podem passar através de líquidos. Por favor, não tente cheirar debaixo d’água (seu nariz não vai gostar), mas o cheiro passa através do líquido.
  97. Morcegos não são cegos. Apesar do famoso ditado, os morcegos realmente podem ver, mas ainda usam sua famosa ecolocalização para encontrar presas.
  98. Pinheiros podem prever se está prestes a chover. Da próxima vez que você vir um pinha, observe-a de perto. Se estiver fechada, é porque o ar está úmido, o que pode indicar que a chuva está a caminho.
  99. Você não pode dobrar uma folha de papel A4 mais de oito vezes. Como o número de camadas dobra a cada vez, o papel rapidamente fica muito grosso e pequeno para dobrar. O recorde mundial atual de dobrar papel pertence à estudante do ensino médio da Califórnia Britney Gallivan, que em 2002 conseguiu dobrar uma folha de papel de seda de 1,2 km de comprimento 12 vezes.
  100. O riso surgiu antes da linguagem. Como sabemos disso? Alguns pesquisadores fizeram cócegas em bebês macacos, que, além de adoráveis, mostraram que eles compartilham a mesma estrutura que nós e provavelmente surgiram em nossos ancestrais comuns milhões de anos atrás. A linguagem surgiu muito mais tarde.
  101. Seu cérebro queima 400-500 calorias por dia. Isso é cerca de um quinto das suas necessidades totais de energia. A maior parte disso está relacionada ao processo automático de controle dos músculos e processamento de entrada sensorial, embora alguns estudos mostrem que resolver problemas difíceis aumenta as necessidades metabólicas do seu cérebro também.

Fonte: sciencefocus

Todos os Fatos