Concorde, O Supersônico que Marcou a História da Aviação
O Concorde começou a operar na aviação comercial em 21 de janeiro de 1976. Nessa data, dois aviões realizaram as primeiras viagens inaugurais em diferentes trajetos.
Um jato operado pela Air-France saiu do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, pousando no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Já o outro jato sob controle da British Airways partiu de Londres com destino ao Bahrein.
Essas rotas foram escolhidas em referência ao trabalho conjunto entre a Inglaterra e a França para o desenvolvimento do supersônico.
O Concorde era capaz de voar duas vezes a velocidade do som, algo em torno de 2.179 km/h. Com isso, a rota de Paris ao Rio de Janeiro durava apenas seis horas, metade do tempo que um jato comercial comum faria.
A aeronave chegava a uma altitude de 18.300 metros, o equivalente a 60 mil pés, o suficiente para ver a curvatura da Terra com o seu esplendor.
Entretanto, o Supersônico não durou muito. Devido a fatores como a queda de um Concorde da Air-France em 25 de julho de 2000,
os preços exorbitantes das passagens no supersônico e os elevados custos de manutenção, resultaram no fim das operações do Concorde em 26 de novembro de 2003.