A Cegonha-Bico-de-Sapato, ou Balaeniceps rex, tem uma altura média de 1 metro e meio. Seu bico maciço de 19cm é forte o suficiente para cortar um peixe, então não é de admirar que este pássaro seja frequentemente comparado a um dinossauro
Dinossauros Vivos
As aves são, de fato, evoluídas de um grupo de dinossauros carnívoros chamados terópodes – o mesmo grupo ao qual o poderoso Tiranossauro rex pertenceu.
Cegonha-Bico-de-Sapato pesa entre 08 e 15 Kg. Suas asas – que normalmente se estendem por mais de 2,5 metros – são fortes o suficiente para suportar suas grandes estruturas quando no ar.
A ave possui o terceiro bico mais longo entre as aves, atrás de cegonhas e pelicanos. O bico pode produzir um som que atrai parceiros e afasta predadores. Este som foi comparado a uma metralhadora
A ave gigante é nativa dos pântanos da África. Ao enfrentar o deserto quente da África, as Cegonhas-Bico-de-Sapato se mantém fresca usando um mecanismo chamam de uroidrose, durante o qual a ave excreta em suas próprias pernas. A evaporação que se segue cria um efeito de “arrefecimento”.
A espécie constrói um ninho sobre a vegetação flutuante, escondendo-o cuidadosamente com montes de plantas e galhos molhados. As Cegonhas-Bico-de-Sapato normalmente colocam um a três ovos por ninhada (ou grupo) e tanto o macho quanto a fêmea se revezam na incubação dos ovos por mais de um mês.
A cegonha bico-de-sapato está listado como uma espécie vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), um status de conservação que está apenas um passo acima de ameaçada.