Todos os Fatos

06 Cidades Fantasmas Brasileiras Pouco Conhecidas

Em 1957, Henry Ford criou a cidade chamada de Fordlândia que prosperou e se desenvolveu rapidamente. Casas e barracos foram enviados de navio dos Estados Unidos para o Estado do Pará.

Fordlândia no Pará

O proposto de Ford era construir uma grande fazenda para produzir a borracha necessária para os pneus de seus carros, então comprou um terreno às margens do Rio Tapajós. 

Fordlândia no Pará

Entretanto, o sonho rapidamente se transformou em pesadelo. O problema era que a terra era imprópria para o cultivo de seringueiras.

Fordlândia no Pará

Historicamente, Airão Velho foi uma das aldeias mais prósperas da Amazônia desde a época colonial até a Segunda Guerra Mundial, quando fez do comércio de látex uma de suas principais ferramentas de desenvolvimento.

Airão Velho no Amazonas

No entanto, ao final do conflito, os britânicos, o principal comprador, deixaram de fazer negócios com a cidade, levando-a à falência

Airão Velho no Amazonas

Conhecida como Machu Picchu no Brasil por suas construções de pedra, Igatu foi uma cidade que prosperou com a mineração de diamantes e pedras preciosas e teve cerca de 10.000 habitantes durante seus anos dourados.

Igatu na Bahia

Entretanto, como a produção de diamantes diminuiu, a cidade no meio da Chapada Diamantina ficou praticamente abandonada, com apenas casas fechadas, ruínas e um punhado de moradores. Hoje, cerca de 360 ​​pessoas vivem em Igatu.

Igatu na Bahia

Fundada pela família real portuguesa no século XVIII, começou a declinar em Ararapira em 1952. Convertido em parque nacional no final do século passado, é hoje considerado Patrimônio Natural da Humanidade.

Ararapira no Paraná

Durante o século XX, novas estradas pelo interior absorveram o tráfego entre as duas capitais, e as marés constantes fizeram com que muitas casas ficassem submersas.

Ararapira no Paraná

São João Marcos é uma antiga cidade desabitada, pertencente ao Rio de Janeiro, que foi demolida na década de 1940 para formar a barragem do Ribeirão das Lajes.

São João Marcos no Rio de Janeiro

Além da construção da barragem, outro fator que devastou a cidade foram várias epidemias de malária que se seguiram ao declínio das plantações de café. Com o tempo, o volume de água diminuiu e a cidade ressurgiu, deixando as ruínas expostas.

São João Marcos no Rio de Janeiro

Durante uma seca severa, as ruínas de uma antiga cidade cearense surgiram no reservatório do Castanhão. A antiga Jaguaribara foi inundada deliberadamente no final do século passado para dar lugar ao açude, que hoje é um dos maiores e mais importantes reservatórios do Brasil.

Velha Jaguari no Ceará