Saúde

Descoberta, A Dieta Normal É Melhor Do Que O Jejum Intermitente

Pesquisadores fizeram uma descoberta e revelaram que o jejum intermitente produz o mesmo resultado que uma dieta convencional, quando se trata de redução de peso. O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que aqueles que foram solicitados a jejuar junto com suas dietas perderam peso ao longo de um ano, mas não em comparação com aqueles que foram solicitados a comer normalmente.

Para os responsáveis pelo estudo, que durou 1 ano, descobriu-se que o hábito alimentar com a limitação de tempo de 8 horas não resultou em uma maior perda de peso do que a reeducação alimentar a base da redução de calorias, nos dois casos o resultado foi o mesmo.

A Pesquisa e o Índice de Massa Corporal – IMC

Na pesquisa foi realizado uma amostragem com 139 voluntários com IMC entre 28 e 45 – aqueles com IMC acima de 25 foram considerados acima do peso, enquanto aqueles com IMC acima de 30 foram considerados obesos. Depois disso, eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos.

Os médicos instruíram os dois grupos a limitar sua ingestão diária de calorias durante o período de 1 ano: entre 1.500 e 1.800 para homens e entre 1.200 e 1.500 para mulheres. Um grupo recebeu instruções adicionais e só comeu entre 8h e 16h.

Deve-se considerar ainda que todos os voluntários receberam shakes nutricionais nos primeiros seis meses e aconselhamento ao longo do ano para ajudá-los a manter a dieta.

Os resultados das Dietas

No término da pesquisa, 118 pessoas do grupo inicial conseguiram concluir o teste. Comparado com o grupo controle com dieta, o grupo de jejum intermitente perdeu em média 8 kg, enquanto o grupo controle com dieta perdeu 6,3 kg, diferença que não foi estatisticamente significativa.

Deve-se considerar ainda que não houve mudanças expressivas em outros indicadores importantes, como alterações na gordura corporal, circunferência da cintura, pressão arterial, açúcar no sangue e níveis de lipídios no sangue. Entretanto, houve os efeitos adversos leves como fadiga, tontura e dor de cabeça foram comuns em ambos os grupos.

A Contribuição da Pesquisa

Embora os achados tenham sido semelhantes a outros estudos, este foi um raro estudo de longo prazo com um grupo controle. Alguns estudos anteriores mostraram que o jejum intermitente pode fornecer benefícios adicionais em relação às dietas tradicionais. No entanto, a maioria dos dados vem de estudos em animais, análises observacionais ou dados de curto prazo.

Entretanto, deve-se observar as limitações do estudo. O grupo de 16 autores afirmou não analisar a queima de calorias ou a quantidade de atividade física realizada separadamente.

Considerando que a análise é baseada em uma população chinesa aleatória ainda é relevante. Portanto, outros estudos podem descobrir que o jejum intermitente é benéfico para pessoas com certas condições médicas ou pode não ter o mesmo efeito em pessoas de diferentes etnias.

Segundo os pesquisadores, o jejum intermitente não parece ser pior do que uma dieta tradicional. Ainda segundo eles, a descoberta apenas “sugerem que o jejum intermitente pode servir como uma opção alternativa de controle de peso”.

Entendendo o Jejum Intermitente

Como o próprio nome sugere, o jejum intermitente é um método de emagrecimento realizado com longos períodos de jejum (por exemplo, 8h, 10h, 12h etc.) entre as refeições, podendo consumir neste meio tempo apenas alimentos saudáveis como frutas e legumes.

Nos últimos anos, essa dieta tornou-se conhecida por sua promessa como uma maneira mais eficiente de queimar as reservas de gordura no corpo. Algumas pessoas veem isso como uma maneira mais fácil de limitar as calorias diárias. Independente disso, sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer tipo de dieta.

Fonte: Gizmodo
Imagens: Pixabay, Pexels

Este post foi modificado pela última vez em 23/04/2022 09:46

Redação

Postagens recentes

M&M e Suas Curiosidades: Fatos Que Vão Te Surpreender!

Você já parou para pensar no que há por trás dos coloridos e irresistíveis M&M,… Ler mais

05/02/2024

Franuí: A Delícia Argentina Que Conquistou O Tiktok E O Brasil

Você já ouviu falar em Franuí? Se você é um ávido usuário do TikTok ou… Ler mais

04/02/2024

Eugene Shoemaker: O Homem Que Foi Deixado Na Lua

No decurso do século XX, o cientista reconhecido como um dos pioneiros da ciência planetária… Ler mais

27/01/2024

Como as Tempestades Solares Transformam o Espaço e Desafiam a Terra

As tempestades solares, fenômenos naturais extraordinários, resultam da atividade intensa na superfície do Sol. Este… Ler mais

25/01/2024

Lua Revelada: O Intrigante Renascimento da Corrida Espacial!

Em 1968, os Estados Unidos e a União Soviética disputavam acirradamente para serem os primeiros… Ler mais

21/01/2024

A Estrela Antártica de Penas de Morango Desvenda seus Segredos

Recentemente, pesquisadores marinhos ficaram perplexos ao descobrir uma espécie única de crustáceo nas profundezas do… Ler mais

21/01/2024