Saúde

4 Motivos Que Tornam A Proteína Vegetal Mais Saudável Do Que A Carne

Muitas pessoas que estão pensando em se tornar vegetarianas ou veganas temem que a nova dieta reduza a quantidade de proteína, que vem principalmente de carne, leite e ovos. Mas as pessoas nem sempre sabem que é uma ilusão, porque há um “viés” sobre a proteína nos vegetais.

De fato, segundo pesquisas, a proteína vegetal é mais saudável do que a proteína da carne. Isso não significa que você não possa consumir carne vermelha na sua alimentação diária. Você deve considerar em reduzir esse tipo de proteína e adicionar mais vegetais ao seu prato. Neste artigo, discutiremos quatro razões pelas quais você deve pensar mais sobre isso.

1. Teor de Gordura Saturada na Carne

Além da proteína, a carne também contém muita gordura – é isso que dá sabor ao bife -, o que é delicioso, mas obstrui as artérias do coração. A proteína vegetal é mais baixa em gordura saturada e colesterol. E, caso você não entenda o risco da gordura saturada, eis a explicação: ela se solidifica à temperatura ambiente, causando doenças cardíacas porque aumenta os níveis de colesterol no sangue.

2. Maior Concentração de Fibras e Nutrientes

A carne certamente tem muitos nutrientes: importantes aminoácidos e vitaminas B5, B6, B7, A e K. Mas se você trocar todas as proteínas animais por uma dieta rica em proteínas vegetais (como nozes, sementes e legumes), não perderá nada.

Nutricionistas afirmam que a proteína das plantas é mais saudável do que a proteína da carne. Se você comparar 1kg de cada proteína, as proteínas derivadas de plantas ganham em dois fatores: contêm mais nutrientes e menos calorias e são cheias de fibras.

O único problema é a vitamina B12, que a maioria das plantas não consegue produzir. Você pode suplementar essa vitamina consumindo algas comestíveis e grãos fortificados.

3. As Contraindicações da Carne Vermelha Processada e Grelhada

Carnes vermelhas processadas, como bacon e salsichas, estão ligadas ao câncer, especialmente câncer colorretal, pancreático e de próstata. Esse é o alerta de um longo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que cerca de 50.000 casos de câncer a cada ano são causados ​​pelo consumo excessivo de carne.

Não adianta imaginar que a carne grelhada é mais saudável porque contém compostos cancerígenos – como aqueles vestígios de carvão deixados nos cortes de carne ao grelhar.

4. Proporciona Hábitos Saudáveis

O estudo comparou os consumidores das duas proteínas, além de outros fatores relacionados à sua vida, como classe socioeconômica, hábitos de exercício e peso. A conclusão é que as pessoas que seguem uma dieta baseada em vegetais tendem a viver vidas mais longas e saudáveis ​​e têm taxas mais baixas de câncer e doenças cardiovasculares.

Uma observação: as pessoas que comiam proteínas à base de plantas também tendiam a consultar o médico com mais frequência e, portanto, recebiam cuidados preventivos. É claro que esses números não são absolutos – nada impede que os vegetarianos desenvolvam maus hábitos -, mas refletem tendências estatísticas de comportamento.

De qualquer forma, se você é carnívoro, não precisa entrar em pânico: os conselhos dos nutricionistas se concentram mais no equilíbrio alimentar, ou seja, reduzir o consumo excessivo de carne, em vez de eliminar totalmente esse alimento da sua rotina diária.

Fontes: Popsci, Veja Saúde
Imagens: Pixabay

Este post foi modificado pela última vez em 19/04/2022 06:06

Redação

Postagens recentes

M&M e Suas Curiosidades: Fatos Que Vão Te Surpreender!

Você já parou para pensar no que há por trás dos coloridos e irresistíveis M&M,… Ler mais

05/02/2024

Franuí: A Delícia Argentina Que Conquistou O Tiktok E O Brasil

Você já ouviu falar em Franuí? Se você é um ávido usuário do TikTok ou… Ler mais

04/02/2024

Eugene Shoemaker: O Homem Que Foi Deixado Na Lua

No decurso do século XX, o cientista reconhecido como um dos pioneiros da ciência planetária… Ler mais

27/01/2024

Como as Tempestades Solares Transformam o Espaço e Desafiam a Terra

As tempestades solares, fenômenos naturais extraordinários, resultam da atividade intensa na superfície do Sol. Este… Ler mais

25/01/2024

Lua Revelada: O Intrigante Renascimento da Corrida Espacial!

Em 1968, os Estados Unidos e a União Soviética disputavam acirradamente para serem os primeiros… Ler mais

21/01/2024

A Estrela Antártica de Penas de Morango Desvenda seus Segredos

Recentemente, pesquisadores marinhos ficaram perplexos ao descobrir uma espécie única de crustáceo nas profundezas do… Ler mais

21/01/2024